sábado, 11 de junho de 2011

Renault revela Mégane RS Trophy



A Renault aumentou ainda mais a potência do Mégane 250, a versão esportiva do hatchback. Além do desempenho, a edição especial RS Trophy ganhou detalhes exclusivos.

A montadora afirmou que o carro não é o substituto do R26R, que foi depenado para despejar toda a potência na pista. Segundo a marca, o RS Trophy é uma versão especial do Mégane 250 com pacotes adicionais.


O propulsor 2.0 de quatro cilindros recebeu 15 cv a mais de potência e agora conta com 265 cv. O torque também foi aumentado em 15 mkgf e passou para 35,9 mkgf. O Mégane RS Trophy acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atinge velocidade máxima de 252 km/h.

A divisão esportiva da marca francesa, Renaultsport, não fez modificações no chassis e na suspensão da edição especial em relação ao RS 250. Em termos de design, as rodas pretas de 19 polegadas receberam detalhes em vermelho. 

Já a dianteira recebeu luzes diurnas em LED e a inscrição Trophy nas entradas de ar das portas. Por dentro, o modelo ganhou bancos Recaro com cintos em amarelo e monitor de performance no console, que informa aceleração, força G e cronômetro para voltas.


Somente 500 unidades do RS Trophy serão produzidas e cada exemplar terá uma placa identificadora no interior.

As primeiras entregas do modelo, que vai custar cerca de US$ 45.200 dólares, vão acontecer no final de julho e os motoristas terão acesso à pista da Renault em 2012.   

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Metalúrgicos encerram greve em fábrica da VW



Os funcionários da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná, decidiram encerrar nesta sexta-feira, 10 de junho, uma das greves mais longas da história da empresa em todo o mundo.

Os empregados devem voltar ao trabalho após 37 dias de paralisação após aceitarem receber uma participação nos lucros e resultados de 11.500 reais. Os funcionários reivindicavam o valor de 12 mil reais, mas acabaram cedendo após várias negociações. Segundo informações da agência de notícias Reuters, inicialmente, a VW havia oferecido 4.600 reais, que seriam pagos em uma primeira parcela, sendo que o valor da segunda parcela seria negociado com base em metas de produção.

O acordo aprovado nesta sexta-feira também inclui termos da discussão salarial que seria feita no segundo semestre. Assim, os funcionários aceitaram reajuste salarial que repõe o INPC e inclui aumento real de 2,5%, mais abono de 4.200 reais.

As atividades na planta de São José dos Pinhais devem ser normalizadas a partir da próxima segunda-feira. De acordo com Jamil D’Ávila, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, os metalúrgicos aceitaram desconto de dois dias no salário por mês até junho de 2012 como forma de compensar o prejuízo causado pela greve, que fez a VW perder 28 dias de produção.

Atualmente, a fábrica paranaense produz os modelos Fox, CrossFox e Golf. Durante os dias de paralisação, estima-se que a montadora deixou de produzir cerca de 22 mil veículos, totalizando um prejuízo de 1,1 bilhão de reais. Por conta da greve, algumas concessionárias da rede autorizada da Volkswagen já sofriam com a falta dos veículos em estoque.

Toyota prevê queda de 31% nos lucros



A Toyota Motor Corp. revelou que projeta uma queda significativa em seus lucros no ano fiscal corrente, por conta dos efeitos do terremoto que atingiu o Japão em março e a valorização do iene.

O lucro líquido da empresa deve despencar para 280 bilhões de ienes – ou 3,5 bilhões de dólares – até o fim do ano que se encerra em março de 2012. Apenas para comparação, no ano fiscal anterior, a Toyota registrou lucros de 408 bilhões de ienes.

As constantes paralisações em suas fábricas por conta do forte terremoto de março devem custar caro para a Toyota, que pode ser superada por General Motors e Volkswagen nas vendas globais em 2011. A estimativa dos japoneses é que as vendas globais caiam para 7,24 milhões de veículos, ante 7,31 milhões de veículos no último ano fiscal.

“A Toyota vai se esforçar ao máximo para se recuperar dos atrasos na entrega de seus produtos”, declarou o diretor financeiro da montadora, Satoshi Ozawa.

Os efeitos do problema com alguns fornecedores por conta do foram sentidos até no Brasil. Por conta da falta de algumas peças, a Toyota teve de paralisar suas atividades na fábrica de Indaiatuba (SP) em algumas ocasiões. A planta argentina de Zárate também deixou de trabalhar por conta da falta de componentes.

GM começa pré-venda do Volt nos EUA



A Chevrolet deu início ao programa de pré-venda do Volt para os consumidores dos Estados Unidos. O modelo 2012 será vendido a partir de 39.995 dólares (o que equivale a 63.952 reais), incluindo o custo de 850 dólares referente ao frete. O valor é 1.005 dólares menor que o cobrado pelo Volt 2011. A diferença se justifica pelo fato de o sistema de navegação por satélite (GPS) passar a ser vendido como opcional.

Segundo informações da agência de notícias Automotive News, alguns clientes terão benefício da isenção de impostos, que deve descontar 7.500 dólares no valor total do carro. Para esses consumidores, o Volt 2012 custará 32.495 dólares – ou 51.929 reais.

O veículo será oferecido com sete pacotes de opcionais. Entre as novidades da linha 2012, o Volt tem sistema keyless de destravamento das portas, serviço de assistência à navegação por satélite pelo período de três anos e oferta do serviço Chevrolet MyLink (que inclui transmissão via Bluetooth de áudio). As rodas de liga leve de 17 polegadas com apliques em preto devem ser oferecidas nos próximos meses.

O modelo completo, recheado com itens como revestimento em couro, câmera de ré, sistema de navegação por satélite e pintura especial, custará 46.295 dólares, ou cerca de 74.025 reais.

BMW planeja novo modelo baseado no Série 1



O sucesso do recém-lançado Série 1 e de sua versão esportiva M1 Coupé estimulou a BMW a produzir um novo modelo sobre a plataforma da segunda geração do hatchback.

De acordo com informações do site Autocar, a marca alemã estaria planejando a criação do Série 2, totalmente independente do Série 1. É provável que o modelo também venha com vestimenta esportiva da divisão Motorsport, o M2.

O modelo apimentado poderia utilizar um propulsor 3.0 turbo de seis cilindros, atualmente em desenvolvimento na Alemanha pela divisão de alto desempenho. O motor produziria cerca de 350 cv de potência. 

Ainda segundo o site, a BMW também está pensando mais para frente produzir uma versão conversível do M2.    

quinta-feira, 9 de junho de 2011

EUA proíbe Lotus de vender Elise e Exige



A Lotus deve ser obrigada a interromper a comercialização dos modelos Elise e Exige na América do Norte a partir de agosto.

Segundo informações do site Autoblog, os veículos deixarão de ser vendidos nos Estados Unidos por conta das novas leis implantadas pelo governo do país, que exigem que todos os automóveis novos sejam equipados com airbags “inteligentes”.

O equipamento funciona por meio de um sensor que monitora a aceleração do veículo e determina a quantidade de gás necessário para inflar as bolsas de forma a garantir a proteção dos ocupantes. Os airbags também funcionam com a ajuda de sensores que detectam a posição de se sentar, a velocidade e o peso dos ocupantes.

Apesar da proibição nos EUA, a Lotus continuará produzindo os modelos na Europa até o lançamento da nova geração do Elise, que deve ser lançada em 2015.

Freelander 2 a diesel chega ao Brasil



A Land Rover trouxe ao Brasil a versão com motor a diesel do Freelander 2, para aumentar a gama dos modelos ingleses. 

A nova versão vem equipada com propulsor 2.2 SD4 que gera 190 cv de potência e 42,8 mkgf de torque. De acordo com a Land Rover, o motor faz o Freelander acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atingir velocidade máxima de 190 km/h.

Ainda de acordo com a montadora, o consumo do propulsor é de 17,5 km/l. A transmissão é automática de seis velocidades, a tração é integral e o tanque tem capacidade para 68 litros.

A versão de entrada do Freelander 2, com motor a diesel, é a S e custa R$ 129.900 reais. Já a intermediária SE sai por R$ 147.900 e a topo-de-linha HSE custa R$ 172.900. A versão com motor 3.2 de seis cilindros a gasolina, com 233 cv, parte de R$ 122.000 reais. 

SUVs são mais seguros que veículos de passeio, aponta relatório



Um relatório divulgado aponta que motoristas de utilitários-esportivos correm menos risco de terem acidentes fatais do que os de veículos de passeio.

Segundo estudo feito pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), o tamanho e o peso dos SUVs, aliados a outros dispositivos de segurança, fazem com que os modelos tenham taxas menores de mortes se comparados a veículos de outras categorias.

Dispositivos como controle de tração e estabilidade, por exemplo, auxiliam os utilitários-esportivos a não capotarem em acidentes. “Com a tendência de capotamento reduzida, os SUVs são mais seguros que carros por conta do tamanho e peso, que geram proteção em uma batida”, afirmou o relatório.

Ainda de acordo com o estudo, que analisou acidentes entre 2005 e 2008, três modelos causaram mais mortes que os demais: o esportivo 350Z e a picape Titan, ambos da Nissan, e o compacto Aveo e o sedã Cobalt, ambos da Chevrolet.

Já os veículos com menores taxas de acidentes fatais foram: Audi A6, Mercedes-Benz Classe E, Toyota Sienna, Ford Edge, Nissan Armada, além do Range Rover Sport.       

Faróis de xênon voltam a ser proibidos no país


O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da união na última terça-feira (7) a proibição do uso de faróis de xênon em todo o país. 

A Resolução 384 prevê que será possível colocar faróis de xênon apenas para substituir os defeituosos em modelos que possuem a iluminação original de fábrica, já que os projetos passaram por aprovação prévia. Os carros novos, com o item de fábrica, também estão liberados.

De acordo com o Contran, a proibição, que já havia sido colocada em prática em 2009, mas foi liberada, foi novamente implantada por risco de acidentes, já que os faróis, que iluminam cerca de três vezes mais que o normal, podem ofuscar a visão de outros motoristas.

As luzes de xênon viraram moda no país, principalmente por adeptos do tuning, já que oferecem um aspecto moderno e diferenciado ao carro. 

Os motoristas que circularem com faróis de xênon irregulares terão multa de R$ 127,69 e cinco pontos Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  

Vendas da Audi crescem 19,5% no mundo



A Audi AG anunciou que suas vendas mundiais tiveram um crescimento de 19,5% em maio, se comparado ao mesmo período de 2010.

Entre os mercados que a Audi atua, as nações que mais se destacaram foram Alemanha, que teve alta de 18,4%, e China, com aumento de 44,6% nas vendas. No caso específico dos chineses, entre janeiro e maio foram vendidos 21.817 veículos, representando um incremento de 76,7% em relação a período igual do ano passado.

A Rússia também se destacou, com um aumento de 41% em suas vendas, totalizando 2.302 unidades comercializadas. Na Índia, o crescimento foi de 104%, embora a quantidade total de carros vendidos por lá (408) tenha sido inferior ao mercado russo.

Quanto aos modelos da Audi, os utilitários esportivos Q5 e Q7 se destacaram. Enquanto o Q5 teve aumento de 27,7% nas vendas em maio, o Q7 registrou um crescimento de 41,8% no mesmo mês. Segundo a montadora, o Q5 se sobressaiu em parte por conta da produção em regime CKD (em que o carro é importado desmontado e as peças são montadas em outro país) na China.

No Brasil, a filial da Audi teve aumento de 109% nas vendas em maio, em comparação ao mesmo mês de 2010. Entre janeiro e maio de 2011, o aumento registrado é de 36%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Salário dos bombeiros

E a média do salário dos bombeiros a partir dos 5 comentários foi :

1550
3000
5800
4000
2500 = 3370 reais, esse é o valor que os nossos leitores que comentaram acham que um bombeiro deveria receber de remuneração mensal.

Opel revela detalhes do Astra GTC



A Opel / Vauxhall revelou as primeiras imagens e informações do Astra GTC, cuja estreia oficial está marcada para o Salão de Frankfurt, em setembro.

O hatch de três portas virá com quatro tipos de motorização: duas variantes 1.4 turbo, com 119 cv e 138 cv de potência, ambas com 20 mkgf de torque, além de uma 1.6 turbo de 177 cv e uma 2.0 diesel de 163 cv e 38 mkgf de torque. Todas virão acopladas a uma caixa de câmbio manual com seis marchas.




A nova versão, baseada na geração mais atual do hatch europeu de cinco portas, foi rebaixada em 15 mm e o entre-eixos foi aumentado em 10 mm, agora tem 2,6 metros. O visual é esportivo, com destaque para as linhas e vincos agressivos, além de recortes na carroceria, que passam a impressão de um carro musculoso.



O futuro proprietário, que já pode encomendar seu Astra GTC, ainda pode escolher entre sete opções de roda, que variam de 17 a 20 polegadas.

O Astra GTC tem preços entre 21.750 euros na versão 1.4 com 119 cv e 27.855 euros com motor 2.0 a diesel.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Salário dos bombeiros

Quanto você acha que seria um salário justo para um bombeiro? Deixe seu comentário abaixo informando o valor e no final do dia de hoje (8 de junho) informaremos a média do salário.

GM prevê crescimento de 5% a 7% no Brasil em cinco anos



A General Motors prevê um crescimento de 5% a 7% na América do Sul até 2015 e deve concentrar suas operações no Brasil.

De acordo com reportagem da agência AFP, o presidente da GM para o mercado sul-americano, Jaime Ardila, o crescimento se dará devido à economia e estabilidade política da região.

“As economias sul-americanas continuarão a crescer 5% e o que isto significa é que o Brasil será um mercado de cinco milhões de unidades, e a América do Sul chegará a sete milhões”, disse.

No ano passado, a GM vendeu mais de 1 milhão de veículos na América do Sul e o número deve chegar a 1,5 milhão nos próximos cinco anos. O Brasil, que atualmente é o quarto maior mercado mundial de veículos, comercializou 650.000 modelos da GM em 2010, número que deve chegar a 700.000 em 2011.

O país é responsável por 65% do lucro da montadora na América do Sul, que foi de R$ 800 milhões no ano passado.   

Nissan faz evento itinerante com March e Leaf



O elétrico Leaf e o compacto March foram duas das principais atrações da Nissan no último Salão do Automóvel, realizado no fim de 2010. Quase sete meses após a feira, o público poderá ter o gosto de experimentar as novidades da marca japonesa no Nissan Inova Show, evento itinerante que permitirá ao consumidor conhecer mais sobre a montadora que fabrica carros há dez anos no Brasil.
Na última segunda-feira, QUATRO RODAS teve a oportunidade de realizar um curto test-drive nos modelos. O primeiro carro que experimentamos foi o March, anunciado como “primeiro carro popular japonês do Brasil”. O compacto chega ao mercado nacional em outubro e será vendido com duas opções de motorização (1.0 e 1.6), ambas flex, importado diretamente do México.


A versão disponível para test-drive tinha o propulsor de 1,6 litro. Com ele, o March se mostrou bastante ágil, formando um casamento feliz com a direção leve, que ajuda bastante nas manobras.
O interior é simples, mas bem acabado e com encaixes precisos, como em todos os Nissan. É verdade que o March presente no evento não é a versão final que estará nas concessionárias, mas a montadora garante que o padrão de qualidade será o mesmo. Por ser pequeno (3,78 metros de comprimento, 2,45 metros de distância entre-eixos e 1,66 metro de largura), o calcanhar-de-aquiles do veículo é justamente o espaço interno, suficiente para apenas quatro pessoas.


A lista de equipamentos será bastante generosa, principalmente nas versões mais caras. Airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica e trio elétrico devem figurar entre os itens de série. O preço ainda não foi definido pela Nissan, mas é prudente esperar uma faixa de valor parecida com a praticada pela concorrência. Ou seja, algo entre 26 mil e 35 mil reais.


A outra coqueluche do evento é o Leaf. O primeiro automóvel elétrico fabricado em série pela Nissan veio ao Brasil para ser o carro oficial do C40, encontro realizado entre os prefeitos das 40 maiores cidades do planeta, mas resolveu ficar para conhecer o Brasil no Inova Show.

Equipado com um motor elétrico de 80 kW, o carro chega aos 144 km/h e tem autonomia de 160 quilômetros. A recarga das baterias de íon-lítio pode ser feita em qualquer tomada, sendo que o processo leva de oito a 20 horas, dependendo da voltagem da tomada. Nos pontos de recarga expressa, o tempo é menor: 80% das baterias podem ser recarregadas em apenas 30 minutos.


Dirigir o Leaf é uma sensação curiosa. A ausência de barulho do motor causa estranheza, mas logo o motorista se acostuma com o “som do silêncio”. Com o tempo, a convivência com o veículo vai se tornando divertida, principalmente pela pronta resposta ao mínimo toque no acelerador. O Leaf pode não ser tão bonito nem esportivo, mas cativa nos detalhes. Assim como a maioria dos carros da Nissan.

Beetle 2012 vai custar US$ 18.995 nos EUA




A Volkswagen anunciou que o Beetle 2012 terá preços que partem de 18.995 dólares nos Estados Unidos. A versão de entrada conta com o motor 2.5 de quatro cilindros, que entrega 170 cv e torque máximo de 24,47 mkgf. Entre os itens de série, o “besouro” possui itens como volante revestido em couro, sistema de som com oito alto-falantes e rodas de liga leve de 17 polegadas.


Já o Beetle 2.0 TSI, que custará 23.395 dólares, tem um motor 2.0 com quatro cilindros em linha e turbocompressor. O conjunto entrega 200 cv e torque máximo de 28,5 mkgf. Em relação à versão de entrada, ele se diferencia por alguns equipamentos, como o sistema de freios recalibrado, spoiler traseiro e as rodas de 18 polegadas.


Em 2012, a VW pretende lançar uma terceira versão do renovado Beetle, equipada com motor 2.0 turbodiesel de 140 cv.

Volvo lança XC60 com novo motor turbo



A Volvo iniciou a comercialização do XC60 com a nova motorização T5 2.0 turbo, que desenvolve 240 cv e torque máximo de 32,6 mkgf. O crossover será oferecido em duas versões de acabamento, Comfort e Dynamic, a partir da primeira quinzena de junho.

O modelo é bem equipado, com direito a controles de estabilidade e tração, computador de bordo, freios com sistema anti-travamento (ABS) e assistência de emergência (EBA), airbags laterais e frontais e o sistema City Safety, que evita colisões até 30 km/h. Na versão Dynamic, o XC60 tem teto solar panorâmico, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, sensor de chuva, bancos revestidos em couro com aquecimento e rodas de liga leve de 18 polegadas, entre outros itens.

O XC60 T5 Comfort será vendido por 119.900 reais, enquanto que a versão Dynamic custará 136.900 reais. O crossover deve contribuir de forma decisiva para atingir a meta de três mil unidades comercializadas até o fim de 2011.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vendas da JAC crescem 45,1% em maio



A JAC Motors anunciou um crescimento de 45,1¨% em suas vendas de maio, em relação aos números do mês anterior.

A montadora usa como base os dados fornecidos pelo Renavam, que aponta um total de 3.014 unidades emplacadas em maio, sendo 1.928 unidades do J3 e 1.113 unidades do J3 Turin. Em abril, a marca chinesa havia emplacado 2.096 veículos.

A empresa também apresenta bom desempenho na participação de mercado por estado. Em São Paulo, por exemplo, a JAC fechou o mês anterior com uma fatia de 2,28%, enquanto que no Rio de Janeiro o índice foi de 2,62%. Segundo a montadora, estes números colocam a JAC Motors à frente de marcas como Mitsubishi e Toyota, de acordo com cada estado.

Estatísticas à parte, a chegada da marca representada por Sergio Habib ao Brasil influenciou diretamente no preço praticado por algumas montadoras. A Ford, por exemplo, anunciou uma promoção para vender o Fiesta Hatch a 37.900 reais (o sedã custa 2 mil reais a mais), com direito a ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, faróis de neblina, freios ABS e airbag duplo. A Renault também foi outra que reduziu os preços, atingindo todas as versões do Sandero reestilizado.

MINI revela detalhes do Coupé



A MINI resolveu acabar com a brincadeira dos caçadores de segredos e mostrou as primeiras imagens oficiais de seu próximo lançamento, o Coupé. As fotos mostram uma unidade com camuflagem na parte traseira, justamente a maior novidade do modelo.

Segundo a montadora, o Coupé terá 3,72 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,46 metros. As opções de motorização serão as mesmas do hatch, todas com 1,6 litro. Sendo assim, o Cooper Coupé terá 122 cv, o Cooper S Coupé será movido por 184 cv e o John Cooper Works Coupé contará com 211 cv. Haverá também o SD Coupé, com motor 2.0 a diesel, que entrega 143 cv.

O comprador poderá optar pelo câmbio manual de seis marchas ou automático de seis velocidades, que estará disponível em todas as versões, com exceção do John Cooper Works Coupé. O modelo deve ser apresentado oficialmente durante o Salão de Frankfurt, que será realizado em setembro, na Alemanha.

domingo, 5 de junho de 2011

Preços do Volt disparam



O aumento na procura pelo Chevrolet Volt nos EUA tem inflacionado o valor do carro. As concessionárias norte americanas têm pedido preços muito maiores nos modelos do que o sugerido pelo fabricante. 

Esse comportamento do mercado tem um porquê: a Chevrolet planeja construir apenas 10 mil unidades do modelo nesse ano, sendo que nem todos os estados vão receber o hibrido. A alta procura mais a relativa baixa produção tem feito com que agências cheguem a aumentar em US$20 mil o valor esperado. Outra medida das revendedoras é a de vender carro novo como usado para pegar os US$7500 de incentivo dado pelo governo, que deveria ser destinado para quem compra.

Com medo de que compradores desistam do Volt, a GM tem pressionado concessionarias a baixarem o valor do carro. A montadora já anunciou que a produção do modelo aumentará para 45 mil unidades no ano que vem.
O governo dos EUA prevê, desde 2009, incentivo econômico para o desenvolvimento e construção de veículos com tecnologia verde no país.