sexta-feira, 13 de maio de 2011

Renault vai lançar carros elétricos em 2012



A Renault lançou um novo hotsite para divulgação de sua linha de veículos elétricos, que serão batizados com o nome Z.E (de Zero Emissions, ou Zero Emissões, em português).

A nova gama será composta por versões elétricas de Fluence e Kangoo, além de duas novidades: o sedã compacto Zoe Z.E e o Twizy Z.E, subcompacto urbano com motor elétrico de 17 cv e espaço para dois passageiros.

Na Europa, os veículos terão subsídios de 5 mil euros sobre o valor final, como forma de incentivar a compra dos modelos que não agridem o meio-ambiente. O Twizy Z.E, por exemplo, custará 4.917 euros, já incluindo o abono concedido pelas autoridades. O valor vale apenas para as unidades reservadas em esquema de pré-venda.

De acordo com o contador regressivo colocado no hotsite, a linha Z.E será lançada em abril de 2012. A Renault pretende oferecer os modelos em 38 países, sendo que nas Américas apenas Brasil e México poderão comprar os carros. Ainda não se sabe se os veículos ecológicos serão lançados por aqui de forma simultânea ao mercado europeu.

Novo Classe A é revelado na Internet



O Escritório de Patentes da Europa vem se mostrando uma ótima fonte para segredos da indústria automobilística. Desta vez, foram os registros do novo Mercedes-Benz Classe A que vazaram nos sites especializados do Velho Continente, como o da Automobile Magazine francesa.

As imagens mostram que o carro terá carroceria de cinco portas e estilo esportivo. O porte do carro lembra o BMW Série 1 – que também será repaginado em breve –, mas alguns detalhes o caracterizam como um legítimo Mercedes-Benz. O capô longo, os faróis com LEDs e a grade com duas barras horizontais entregam a origem do hatchback.

Embora o interior não tenha sido revelado, a própria montadora já antecipou que o veículo terá uma cabine luxuosa, com um sistema de entretenimento e multimídia que possibilitará até o download de aplicativos.

O novo Classe A terá motorizações voltadas para a economia de combustível. Ainda não há informações oficiais, mas, entre as especulações, há quem diga que a versão topo-de-linha A25 AMG terá um motor 2.0 a gasolina com turbocompressor, que deve desenvolver entre 325 cv e 355 cv.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ford Fiesta vs. Jac J3

Devo ou não comprar um carro chinês? Essa é a pergunta que muita gente deve ter feito nesses últimos dias. Se dependesse da Effa, essa resposta seria não, mas a chegada da Jac no Brasil tem mudado opiniões. Mas, afinal, deveria comprar um J3 ou um nacional mais conhecido, como o Fiesta?



Carro com design agradável e repleto de equipamentos, o J3 tem preço único: R$ 37.900, ou seja, não tem opicionais. Vem completo de fábrica, com trio elétrico, direção hidráulica, ar condicionado, faróis de neblina, freios ABS e EBD, airbag duplo, entre outros. Motor 1.3 108 cv, potente e robusto, carrega bem o carro de 1060 kg, vai de 0 a 100 em 11,7 segundos e chega aos 187 km/h. 

Já não posso dizer o mesmo do Ford. Com ar, direção, travas e vidros elétricos dianteiros, o Fiesta 1.6 sai por R$ 38.500, com Airbag e ABS, vai para R$ 41.660, 3760 reais a mais que o J3, que ainda vem com chave com controle, rodas de liga-leve e muitos outros detalhes que o "rival" não pensou, como volante com regulagem de altura, Cd player com entrada USB, sensor de estacionamento, etc.

O veredicto é, se você curte se estressar no trânsito, fazer mal a sua coluna e jogar dinheiro pela janela, vá em frente e compre um Fiesta, mas, se você está afim de andar com um carro bonito, confortável e barato, não tenha medo, compre o J3, pois o cidadão brasileiro enfim conquistou a possibilidade de comprar um carro bom e barato. Passamos muito tempo apenas com Unos e Corsas, não faça a asneira de continuar nessa linhagem de sofrimento automobilístico.

Uno Adventure está nos planos da Fiat



Com vendas em ótimo nível, o Uno só enfrenta uma queixa: seu baixo desempenho com o motor 1.0. Boa é a versão 1.4, mas que tal uma 1.6, com motor E.torQ? Melhor do que isso, para alguns consumidores, só se esse Uno viesse também com a aparência Adventure, que já fez milagres pelas vendas de Palio Weekend, Idea e Doblò. Pois é isso mesmo que a Fiat anda estudando fazer, com boas chances de o estudo ganhar produção: um Uno Adventure. 

O modelo, que já está em fase de protótipo, traz para-choque dianteiro reforçado, como o do restante da família, mais altura em relação ao solo, com as mesmas rodas usadas na Idea Adventure, proteção lateral mais larga que a da versão Way, com uma espécie de estribo nas laterais, e o estepe na traseira, colocado baixo para não atrapalhar a visibilidade do carro. 


O sistema de abertura será semelhante ao da Idea Adventure e do VW Cross-Fox, desde já o maior adversário do futuro Uno: um braço de metal suporta o estepe e o desloca para permitir a abertura da tampa traseira. Pode conquistar corações, mas não é nada prático.

O motor, como já dissemos, será o 1.6 E.torQ, com grandes chances de o carro trazer também o sistema Locker, o “bloqueio de diferencial” eletrônico da Fiat.

Tata lança utilitários baseados no Nano



Depois de ganhar fama mundial com o Nano, o carro mais barato do mundo, a Tata Motors anunciou o lançamento do Magic IRIS e do Ace Zip, dois veículos utilitários de baixo custo.

O Magic IRIS é uma minivan que leva três ou quatro ocupantes equipada com um motor de 611 cc movido a diesel e refrigerado a água. O propulsor entrega 11 cv de potência e torque máximo de 3,1 mkgf. O teto é feito de chapa metálica e as janelas traseiras têm molduras de lona, sendo que o acesso ao banco traseiro se dá por uma porta no lado esquerdo do veículo. A montadora diz que a minivan é uma alternativa às bicicletas e aos triciclos, que são muito usados como táxis na Índia.

Já o Ace Zip conta com o mesmo motor do Magic IRIS, mas sua proposta é voltada para o transporte de cargas. Segundo a Tata, a picape consegue aguentar até 600 quilos em sua caçamba. Tanto o Ace Zip quanto o Magic IRIS têm garantia de um ano ou 36 mil quilômetros. Na Índia, os dois modelos tem preço sugerido equivalente a 7 mil reais.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Fiat lança Bravo MyLife na Europa



Se no Brasil o Bravo ainda tem cheiro de novidade, na Europa o carro já tem três anos de vida e já não desfruta do mesmo apelo comercial. Por isso, a Fiat resolveu lançar o Bravo MyLife, série especial recheada com equipamentos diferenciados e visual esportivo.
O carro conta com rodas de liga leve de 16 polegadas tingidas em dois tons, detalhes cromados, adesivo preto nas colunas “B” e acabamento do tipo Black Piano na grade frontal. Além das cores convencionais, o modelo é oferecido em duas tonalidades exclusivas, chamadas de Distinct Grey e Superb Red.

Por dentro, o Bravo MyLife oferece o sistema multimídia Blue&Me, que agrega GPS, conexão Bluetooth e sistema de som com entrada auxiliar USB e reprodução de arquivos em MP3. Há ainda ar-condicionado, seis airbags, controle de estabilidade (ESP), volante revestido em couro com borboletas para trocas de marcha e sistema de navegação com tela de LCD de 6,5 polegadas e comandos de voz.

O Bravo MyLife pode ser comprado com os motores 1.4 a gasolina (90 cv), 1.4 T-Jet (120 cv), 1.4 MultiAir Turbo (140 cv) e 1.6 diesel (120 cv). Os preços do modelo iniciam em 14.900 euros no Velho Continente.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Citroën lança C3 2012




A Citroen revelou em seu site oficial as novidades do C3 2012. O compacto ganhou acessórios diferenciados, como rodas de liga leve com acabamento diamantado e faróis com máscara negra – chamados pela marca de Crystal Black. As informações do modelo já estão na página oficial da Citroën.

Por dentro, a grande novidade é o sistema de som desenvolvido pela Pioneer, que oferece CD Player, reprodução de arquivos em formato MP3, entrada auxiliar USB e Bluetooth.

Junto com o lançamento do C3 2012, a montadora está realizando uma promoção que dá bancos revestidos em couro e rodas de liga leve em todas as versões. Os preços do modelo começam em 37.990 reais no caso da versão GLX, equipada com o conhecido motor 1.4 flex.

SUV chinês Lifan X60 chega ao Brasil no final do ano



O utilitário-esportivo chinês X60, da Lifan, foi confirmado pela marca no Brasil e chega no mercado no final de 2011.

O SUV conta com um pacote generoso de itens de série e terá opção de tração 4x2 ou 4x4. O X60 virá com ar-condicionado digital, bancos em couro, teto solar, freios ABS com EBD, sistema de navegação, rodas de liga-leve, 
direção hidráulica, CD Player e Bluetooth. 



Com motor 1.8 de 134 cv de potência, o utilitário-esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge velocidade máxima de 170 km/h segundo a montadora.

O Lifan X60 deverá custar a partir de R$ 55 mil no mercado brasileiro, que já conta com o hatchback 320 e com o sedã 620, ambos montados no Uruguai na planta do Grupo Effa.

Kia vai lançar edição especial do Soul



A Kia anunciou planos para colocar no mercado uma versão especial do Soul, chamada de Hamstar, para celebrar o comercial “This or That”.

Por fora, o modelo se difere dos demais pelos adesivos em preto, aerofólio traseiro e rodas de liga-leve de 18 polegadas. 

No interior, o Kia Soul Hamstar terá ignição por botão, controle climático automático, assentos em couro e tapetes exclusivos.

A marca sul-coreana não divulgou informações sobre os preços, mas a edição especial chega às concessionárias dos Estados Unidos ainda neste semestre.