sexta-feira, 20 de maio de 2011

Citroën mostra imagem do C3 Picasso



 A francesa Citroën revelou na última quinta-feira, 19 de maio, a primeira imagem oficial do C3 Picasso. A versão ‘civil’ do Aircross dispensa os acessórios com apelo aventureiro, como os apliques de plástico espalhados pela carroceria e as barras horizontais no teto.

O modelo será fabricado na planta da PSA-Peugeot Citroën, localizada em Porto Real (RJ). A novidade vai disputar um lugar ao sol no concorrido segmento de minivans compactas, que conta com nomes de peso, como Chevrolet Meriva e Fiat Idea.

Se a variedade de versões seguir o portfólio do Aircross, o C3 Picasso deve ter três versões de acabamento. A Citroën ainda não revelou detalhes sobre preços e motorizações. O lançamento oficial do C3 Picasso será realizado no início da semana que vem.

Nissan convoca Frontier LE por problemas na roda



 A Nissan do Brasil convocou 208 unidades da versão Limited Edition da picape Frontier, fabricadas entre 2005 e 2008 na Espanha, por problemas nas rodas de liga-leve.

De acordo com comunicado da montadora, em alguns casos, quando o veículo é utilizado com carga total, pode haver trinca e até mesmo quebra na roda.

Os veículos vendidos no Brasil têm chassis entre VSKCVND4060069190 e VSKCVND4070144648. O recall começa a partir desta sexta-feira (20) em todas as concessionárias da Nissan. Maiores informações pelo telefone 0800 011-10-90. 

Aston Martin revela conceito Zagato



A Aston Martin revelou as primeiras imagens e informações do conceito Zagato, baseado no V12 Vantage.

Em mais um projeto em parceria com a marca italiana de design Zagato, o modelo foi criado para celebrar o 50º aniversário do DB4GT Zagato, o primeiro produto feito em cooperação, e será uma interpretação moderna do clássico de 1961.

O cupê V12 Zagato de duas portas e dois lugares tem estrutura em alumínio e vai usar um moto 6.0 V12 de 510 cv de potência e 57 mkgf de torque, acoplado a uma caixa automática de seis velocidades com tração traseira.

O conceito V12 Zagato será revelado ao público no evento Villa D´Este, na Itália, no dia 21 de maio. O modelo fará uma exibição na corrida de quatro horas VLN, em Nurburgring, no dia 28. 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Renault revela série comemorativa da Scénic



A Renault vai lançar uma edição especial do Scénic para comemorar os 15 anos de produção do modelo na Europa.

Baseada na versão Expression, a série especial vai contar com exterior diferenciado pelas rodas de liga-leve de 16 polegadas, retrovisores e puxadores de porta em Dark Metal, teto solar panorâmico e vidro traseiro fumê.


A versão comemorativa ainda terá freio de estacionamento elétrico, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro, sistema de navegação com informações de trânsito em tempo real e sensor de estacionamento traseiro.

Estarão disponíveis seis cores para a série comemorativa, que pode vir com motores a diesel de 90 a 130 cv de potência. A Renault já aceita encomendas pelo preço inicial de 25.550 euros.     

Abeiva registra alta de 18,6% nas importações em abril



A Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) revelou em coletiva nesta quarta-feira que registrou um aumento de 18,6% no mês de abril em relação ao mês de março.

Foram comercializados 16.593 unidades de 30 marcas associadas à entidade contra 13.993 no mês anterior. No quadrimestre, foram trazidos 52.074 veículos, um share de 21,32% do mercado dos importados. A projeção da entidade é vender cerca de 165 mil veículos no ano.

A Kia lidera entre as montadoras associadas, com um total de 7.708 emplacamentos em abril e 25.038 no acumulado do ano. A chinesa JAC, recente no mercado brasileiro, vendeu 2.095 modelos em abril.

Sobre a medida do governo brasileiro de dificultar a vinda dos importados, a Abeiva já se mostrou contra as restrições, e o presidente da entidade, José Luiz Gandini, ressaltou a força das marcas associadas.

“Confiamos no bom-senso do governo, já que o nosso setor está, hoje, maduro e consolidado a ponto de dispor 771 concessionárias de 30 marcas associadas que geram mais de 27 mil empregos e que vão recolher 5 bilhões de impostos no ano”, afirmou. 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Hyundai lança Genesis Prada



A bem-sucedida parceria entre os mundos dos carros e da moda rendeu mais uma série especial. A Hyundai anunciou o lançamento do Genesis Prada, que leva o nome de uma das grifes mais famosas da Itália.

O modelo que é um dos mais luxuosos da marca é oferecido em três opções de cores – Preto Nero, Azul Báltico e Marrom. Em relação ao Genesis “normal”, a versão oferece rodas de liga leve de 19 polegadas com desenho exclusivo, detalhes cromados e antena do tipo tubarão.

Por dentro, a cabine tem acabamento em couro ‘Saffiano’, apliques do tipo Piano Black no painel e sistema de entretenimento para os passageiros que viajam atrás. O Genesis Prada conta com um motor 5.0 V8, que entrega 430 cv e torque máximo de 52,01 mkgf. A transmissão que equipa o sedã é uma automática de oito velocidades.

Serão produzidas apenas 1.200 unidades do Genesis Prada, sendo que a maioria delas será destinada ao mercado sul-coreano. No entanto, segundo a Hyundai, algumas unidades serão exportadas para a China e o Oriente Médio.

Ford Fiesta ST é flagrado em testes na Alemanha



Depois de o Ford Focus ST aparecer em testes, foi a vez de Fiesta ST ser flagrado com pouca camuflagem no circuito de Nurburgring, na Alemanha. 

O modelo de produção terá visual esportivo, com aerofólio traseiro, saída de escape dupla, entradas de ar adicionais na grade e bancos Recaro. 

Segundo informações do site World Car Fans, o hatch deve contar com um propulsor 1.6 EcoBoost de 180 cv de potência. A transmissão será manual de seis velocidades, mas uma automática estará disponível como opcional.

O carro deverá fazer sua estreia no Salão de Frankfurt, ainda neste ano, e começa a ser vendido em 2012. 

Citroën deve lançar versão conversível do DS3



A Citroën poderá incluir na gama DS, veículos com uma linhagem diferenciada, uma versão conversível do DS3.

O modelo, apelidado de DS3 Airflow, teria um teto adaptado semelhante ao usado no Fiat 500C, com um painel retrátil construído acima da estrutura da carroceria, para dar mais rigidez ao chassis.

Segundo reportagem do site Autoblog, o modelo deve ser lançado na Europa em 2013. Porém, o modelo deve ser vendido apenas no Velho Continente, diferente do 500C, que também será comercializado na América do Norte. 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Entenda porque comprar um Chery QQ

Hoje, comprar um Chery QQ será a melhor coisa que o consumidor do mercado de compactos poderá fazer. Entenda porque abaixo: 

Comprando um Chery QQ, que é o mais barato do Brasil, os outros principais concorrentes (Mille, Celta, Ka e Gol G4) perdem mercado, os obrigando a melhorar os seus produtos e abaixarem seus preços, pois é um abuso que um Fiat Palio saia de fábrica a R$18.980 e chegue a você a R$27.000. Ou seja, comprando um Chery QQ você estará aumentando a competitividade entre os nacionais, os obrigando a abaixar os preços.

Além de você estar comprando um carro completo, em vez de um Mille pelado, você está comprando um carro de qualidade igual ou superior aos dos seus concorrentes. Nunca passou pela sua cabeça que estes programas automobilísticos são patrocinados por grandes marcas, e por isso eles fazem criticas tão ruins em relação a qualidade de carros chineses?

Por esses motivos, vocês tem a minha aprovação para comprar um carro completo, barato e econômico, o Chery QQ.

Saab anuncia acordo com chinesa Pangda



A Pangda Automobile Trade Co Ltd, maior distribuidora de veículos da China, é a nova parceira da Saab. O acordo foi confirmado pela Spyker Cars NV, a empresa holandesa que detém os direitos da marca escandinava, nesta segunda-feira, 16 de maio.

No total, a transação deve colocar 110 milhões de euros nos cofres da endividada montadora, que atualmente se encontra à beira do colapso.  Por ora, a Pangda deve fazer uma aquisição inicial de veículos Saab no valor de 30 milhões de euros, que serão vendidos na China. Uma nova oferta de 15 milhões de euros deve ser realizada posteriormente. Os chineses também vão ficar com 24% das ações da Spyker, ao valor total de 65 milhões de euros, ou 4,19 euros por ação.

O acordo com a Pangda é o segundo firmado com uma empresa chinesa em poucas semanas. No início do mês, a Saab havia assinado com a Hawtai Motor Group Company Limited. A negociação previa um empréstimo de 30 milhões de euros para a Saab, que em troca repassaria 30% de suas ações aos chineses. O acordo, no entanto, acabou sendo desfeito na semana passada.

Apesar de ter anunciado a parceria com a Pangda, a negociação ainda depende do aval das autoridades chinesas. No entanto, o CEO da Spyker e da Saab, Victor Müller, acredita que a autorização será obtida mais facilmente por conta da Pangda ser uma distribuidora de carros, e não uma montadora.

A Saab pertencia à General Motors e foi comprada pela Spyker no ano passado, quando estava à beira da falência. A situação, no entanto, não melhorou muito desde então e a nova proprietária se viu obrigada a recorrer ao mercado chinês para que a Saab não deixasse de existir.

VW pode criar versão de rua do Polo R WRC



A Volkswagen ainda não se decidiu se vai produzir uma versão esportiva do Polo (que levaria o sobrenome R, de sua divisão de alto desempenho). No entanto, a apresentação do Polo R WRC, que marca a entrada da VW no campeonato de rali, pode ser um indício de que a montadora pode dar sinal verde para o esportivo compacto.

Segundo o site da revista Autocar, Ulrich Hackenberg, membro do conselho da VW, a chegada do bólido de rali aumentam as chances de um Polo R ‘de rua’ ser produzido. Mas caso isso realmente aconteça, o carro não deve ser lançado tão cedo.

“O programa feito para o Campeonato Mundial de Rali aumentam as chances de uma versão R do nosso modelo (Polo). Ele poderia ser lançado juntamente com a estreia do carro nas pistas, não antes disso”, declarou, antecipando que o Polo R poderia ser comercializado apenas em 2013, quando o Polo começa a correr nos ralis.

O lançamento de um Polo R derivado do veículo concebido para o WRC economizaria custos de desenvolvimento e seria benéfico para a imagem do modelo. O coração do compacto, no entanto, seria bem diferente do bólido de competição. Enquanto o Polo R WRC usa um motor 1.6 TSI com 300 cv e tração integral, a versão de rua poderia ser equipada com o conhecido propulsor 1.4 TSI, que aceitaria uma recalibração para render mais de 200 cv.

Vale lembrar que, na Europa, a Volkswagen já oferece o Polo GTI. O esportivo usa o motor 1.4 TSI, mas com 180 cv.