sexta-feira, 17 de junho de 2011

Com fábrica no México, Mazda confirma vinda para o Brasil



A Mazda confirmou que vai construir uma fábrica no México e que inicia as vendas no Brasil por meio de uma aliança com a Sumitomo Corporation. No Brasil, a marca vai operar sob a alcunha de Mazda Motor do Brasil Ltda., no qual os lucros serão divididos em 70% para a Mazda e 30% para a Sumitomo.

Segundo comunicado, a nova planta, que vai receber um investimento de US$ 500 milhões, será construída na cidade de Salamanca e o México servirá como ponto de exportações para a América Central e a do Sul. 

A marca japonesa pretende iniciar suas operações a partir do ano fiscal de 2013, que começa no mês de abril, com capacidade produção anual de 140 mil unidades. A fábrica vai produzir os modelos Mazda2 e Mazda3.


No entanto, a montadora quer iniciar as vendas no Brasil a partir de abril do próximo ano, antes da conclusão da planta mexicana. Inicialmente, o objetivo é importar os modelos diretamente do Japão.

“Desde que a Mazda entrou no mercado mexicano, em outubro de 2005, nossos resultados de vendas têm melhorado e em 2010, estabeleceu um novo recorde. Baseado neste sucesso, vamos continuar fortalecendo nossos negócios no México e em toda a América Central e do Sul, incluindo o mercado de rápido crescimento brasileiro. Essas iniciativas fazem parte dos planos da Mazda para alcançar as metas de longo prazo em mercados emergentes”, afirmou Takashi Yamanouchi, CEO da empresa. 

Fiat Bravo T-Jet chega a partir de R$ 68.950



O Bravo T-Jet finalmente chegou às concessionárias da Fiat. O modelo conta com o motor 1.4 16V turbo e sai pelo preço de R$ 68.950 reais.

Por fora, a versão apimentada do hatch se diferencia pelos faróis escurecidos, rodas de 17 polegadas, saias laterais e saída cromada dupla de escape. 

Já no interior, a inscrição Overbooster está presente nas soleiras e o modelo vem com acabamento esportivo, como pedais e apoios de pé e volante, freio de mão e alavanca do câmbio em couro com costuras vermelhas.


Na versão T-Jet, o Bravo vem de série com controle de tração e estabilidade, assistente de descida, ar-condicionado de duas zonas, airbag duplo, freios ABS, volante com comandos de rádio, faróis de neblina, suspensão com regulagem esportiva e pinças de freio dianteiras e traseiras pintadas de vermelho. Como opcional, o proprietário conta com sete airbags, faróis de xênon e rodas aro 18.

Sob o capô, o motor 1.4 16V turbo gera 152 cv de potência e 21,1 mkgf de torque a 2.250 rpm. O propulsor vem com a função Overbooster, que, quando ativada, aumenta a pressão do turbo e o torque vai para 23 mkgf. O motor está acoplado a uma transmissão manual de seis marchas. 

Toyota aposta em sustentabilidade na Argentina



A Toyota marcou presença no Salão de Buenos Aires, que abre as portas ao público nesta sexta-feira (17). A marca aposta em sustentabilidade e exibe carros-conceito com foco no meio-ambiente.

O FT-EV, que esteve no Salão de São Paulo, é um compacto 100% elétrico que compartilha a mesma plataforma do subcompacto iQ. O modelo possui motor elétrico alimentado por baterias de íon lítio e mede menos de 3 metros de comprimento. Com capacidade para levar até quatro passageiros, o FT-EV tem autonomia de cerca de 80 km com carga completa das baterias.

Outro destaque é o Toyota Prius, híbrido que chega à Argentina em sua versão Plug-in. A diferença para o híbrido convencional é que as baterias podem ser recarregadas em uma tomada convencional e permitem o veículo rodar até 21 km apenas em modo elétrico, a uma velocidade máxima de 96 km/h.    


Além do Prius Plug-in, a terceira geração do modelo convencional está exposta e exibe a tecnologia Hybrid Synergy Drive (HSD), que combina alta performance com baixos consumo e emissões.

De esportivo, a Toyota mostrou o FT-86, cupê compacto com tração traseira e motor boxer 2.0. A estrutura leve da carroceria e o baixo centro de gravidade deixam o modelo com ares de um carro de corrida.

Além de todos os conceitos, a Toyota apresenta a linha de veículos vendidos na Argentina, como a Hilux, SW4, Corolla, Camry, RAV4, Land Cruiser Prado e Land Cruiser 200. A picape Hilux terá exposta a versão especial Invincible, modificada para excursões no Pólo Norte e Sul. 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

VW revela Space Cross e expõe importados




Líder de mercado na Argentina, a Volkswagen reservou novidades interessantes para o Salão de Buenos Aires. O estande da montadora é um dos maiores da feira (com 2.150 metros quadrados) e exibe 28 modelos, entre lançamentos e modelos trazidos diretamente da Europa.

A principal atração é a versão aventureira da SpaceFox, que por aqui vai se chamar Space Cross – o nome usado na Argentina é Suran Cross. O modelo deve ser lançado no mercado brasileiro no segundo semestre deste ano e conta com praticamente os mesmos acessórios do CrossFox. A perua tem suspensão elevada, pneus de uso misto, apliques de plástico nos para-choques e molduras dos para-lamas, faróis de neblina, estribos laterais e barras no teto.

Atrás, as lanternas são escurecidas e a tampa do porta-malas ganhou um aerofólio. Apenas o suporte do estepe foi dispensado na Space Cross. O motor é o conhecido 1.6, que entrega 101 cv com gasolina. No Brasil, o propulsor ganhará a tecnologia flex. A Volkswagen ainda não divulgou fotos oficiais do carro.

A empresa tem outras novidades no evento. O novo Beetle, que acaba de ser apresentado, deu o ar de sua graça em Buenos Aires. Maior e com design mais esportivo, a terceira geração do “besouro” deve ser lançada na Argentina e no Brasil entre 2012 e 2013.

Duas novidades, no entanto, devem ser privilégio dos hermanos. O Golf GTI da sexta geração e o Scirocco podem ser importados da Europa para a Argentina. Por aqui, a chegada dos esportivos está praticamente descartada.

A sétima geração do Passat, que foi lançada recentemente no Brasil, também está em solo argentino. Disponível nas versões sedã e perua (chamada de Variant), o modelo teve seu visual renovado, seguindo o DNA global da marca. O motor 2.0 TSI é o mesmo do Jetta Highline, mas gera 211 cv.

Os utilitários também marcam presença no pavilhão de exposições de La Rural. O Touareg Híbrido, que foi exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2010, e a Amarok Maxi, um protótipo com a caçamba alongada em 65 centímetros representam os “pesos-pesados” da VW.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Primeiras imagens do novo Toyota Yaris são reveladas



As primeiras imagens da versão européia do novo Toyota Yaris, cujo protótipo foi mostrado noSalão de Genebra, foram reveladas.

O modelo é bem diferente do seu irmão do mercado japonês, o Vitz. O Yaris apresenta algumas mudanças nos parachoques, para se adequar às conformidades dos mercados europeus. 


Além disso, os vincos no capô e os faróis também mostram um desenho diferenciado. Os traços do modelo estão alinhados com a nova linguagem visual de compactos europeus da Toyota.

No interior, outras mudanças. O porta-luvas duplo foi descartado e o painel de instrumentos está à frente do motorista.


A versão de produção do New Yaris, cujos detalhes de motores não foram revelados, será mostrado ao público de forma oficial no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro.

terça-feira, 14 de junho de 2011

VW Santana pode ganhar sobrevida na China



O Santana deixou de ser produzido no Brasil em 2005, mas ainda é um sucesso absoluto de vendas na China. Por lá, o veterano sedã é produzido em parceria com a SAIC (as leis locais exigem que as montadoras estrangeiras se associem a empresas chinesas para vender carros) e ocupa o posto de modelo mais vendido do país, superando concorrentes muito mais modernos.

Diante de tamanha aceitação, a VW estaria estudando dar uma sobrevida ao modelo, antes programado para sair de linha em 2012. Segundo o site China Car Times, a plataforma do sedã pode ser aproveitada em um dos futuros modelos da parceria formada por VW e SAIC.

O Santana estreou na China em 1982 e tornou-se um dos modelos mais populares entre os chineses desde então. Em 1991, foi lançado o Santana 2000 e, em 2004, a Volkswagen promoveu uma reestilização no carro, que ganhou o nome de Santana 3000. Quatro anos depois, a empresa aproveitou os Jogos Olímpicos realizados em Pequim para introduzir o Santana Vista, que é vendido até hoje.

Embora tenha preservado o mesmo design há alguns anos, o modelo ganhou itens modernos, como teto solar elétrico e airbag. Na China, o sedã tem três opções de motorização (1.6, 1.8 e 2.0) Caso realmente ganhe uma nova geração, o Santana continuará atendendo frotistas, taxistas e a polícia chinesa, que formam a clientela fiel do modelo da Volkswagen.

Fiat lança Punto 2012 sem mudanças



Quem esperava pelo lançamento do Punto reestilizado (conhecido lá fora como Punto Evo) no Brasil vai se decepcionar. A Fiat anunciou a chegada da linha 2012 do modelo, que, por enquanto, não traz mudanças visuais.

A maior novidade é o lançamento do Punto Série Especial Itália, que, segundo a Fiat, celebra o “Momento da Itália no Brasil”, que visa estreitar o relacionamento entre os dois países.

A montadora vende a Série Especial Itália na forma de um kit para a versão Attractive 1.4. Como itens exclusivos, oferece rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis e lanternas escurecidos e spoiler na cor do carro. O pacote de acessórios tem custo adicional de 3.500 reais, uma diferença de 45,6% se os itens fossem adquiridos separadamente.

A lista de equipamentos inclui ainda ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, rádio CD Player com MP3, console central com apliques na cor prata, retrovisores elétricos, faróis de neblina e chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros.


Confira abaixo os preços das versões do Fiat Punto 2012:

Punto Attractive 1.4: R$ 40.380
Punto Essence 1.6 16V: R$ 44.890
Punto Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 47.630
Punto Essence 1.8 16V: R$ 46.710
Punto Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 49.260
Punto Sporting 1.8 16V: R$ 51.700
Punto Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 54.260
Punto T-Jet: R$ 65.830