sábado, 26 de fevereiro de 2011

Site flagra novo SUV da Ford em testes



O novo utilitário esportivo baseado no New Fiesta está mais do que confirmado no cronograma da Foed. Por isso, a marca se apressa para realizar testes de durabilidade em várias localidades.

Desta vez, o site World Car Fans flagrou um protótipo rodando  nos Estados Unidos, provavelmente nos arredores de Michigan, estado que é a “casa” da Ford no país. No entanto, o mercado mais importante do novo SUV será a Europa, onde o carro vai rivalizar com nomes de respeito, como o MINI Countryman.

Antes que você estranhe o visual do veículo, é bom ressaltar que o carro é uma “mula” do utilitário esportivo, que aproveita a carroceria do New Fiesta hatch para (tentar) passar despercebida por aí. De fato, discrição não é o forte deste carro, principalmente por causa da suspensão elevada, que entrega que este não é um Fiesta normal.


Segundo o World Car Fans, não há muitas informações sobre o futuro lançamento da Ford. O que se sabe até agora é que o design do carro deve ser inspirado no carro-conceito Vertrek, apresentado na última edição do Salão de Detroit. Na Europa, as motorizações também devem ser compartilhadas com o Fiesta.


Por aqui, o novo utilitário esportivo da marca servirá também como fonte de inspiração para o projeto do novo EcoSport, cuja produção em Camaçari (BA) já foi confirmada pela própria Ford.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Hyundai inaugura planta em Piracicaba



A Hyundai anunciou nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, o início da construção de sua fábrica na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. A empresa pretende investir 600 milhões de dólares – o que equivale a quase 1 bilhão de reais – nas obras.

Segundo a montadora, a unidade terá uma capacidade produtiva de 150 mil veículos por ano e os trabalhos devem ser iniciados no segundo semestre de 2012. O primeiro modelo fabricado na planta será o compacto HB, cujo projeto foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro.

Com a ajuda de seu compacto nacional, a Hyundai tem metas ambiciosas para o Brasil. A montadora diz que pretende ter cerca de 10% de participação no mercado brasileiro até 2013, superando a hoje quarta colocada Ford. Para este ano, a meta da Hyundai é vender 93 mil veículos no país, um crescimento expressivo ante as 80 mil unidades comercializadas em 2010.

VW Bora e Peugeot 307 Sedan têm descontos generosos



A chegada de duas novidades no segmento dos sedãs médios motivou uma queda nos preços dos modelos Volkswagen Bora e Peugeot 307 Sedan.

No caso do Bora, o lançamento do novo Jetta – que foi exibido pela marca no último Salão do Automóvel – fez algumas concessionárias VW concederem descontos de até 6 mil reais sobre o preço de tabela.

Já o Peugeot 307 Sedan, embora o modelo não seja mais importado desde o ano passado, algumas revendas ainda possuem unidades 2009/2010 em estoque. Por isso, as concessionárias estão praticando descontos generosos para tentarem vender os sedãs, que serão substituídos pelo 408.

Os preços do 307 Sedan, que partiam de 48 mil reais na versão Presence 1.6 16V, caíram para até 43 mil reais. Com um pouco de pesquisa, é possível até encontrar ofertas ainda melhores, como um 307 Sedan Griffe 2.0 16V 2008 por 50 mil reais. O preço de tabela do veículo era de pouco mais de 64 mil reais.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EUA: Toyota chama 2,17 mi de carros para novo recall



A Toyota convocou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, um novo recall envolvendo 2,17 milhões de veículos. Assim como nas outras vezes, o problema está no pedal do acelerador, que pode ficar preso no tapete ou nos grampos que fixam a forração do assoalho.

De acordo com a montadora, mais da metade dos automóveis chamados deveriam ter sido inspecionadas no último grande recall promovido pela Toyota, em 2009. Na ocasião, o chamado foi realizado por conta do travamento do pedal do acelerador.

A convocação deste novo recall faz parte de um acordo fechado entre a empresa e o órgão que regulamenta a segurança viária nos EUA (NTHSA). Em troca, a associação aceitou encerrar uma investigação sobre os problemas de segurança ligados à montadora.

“Fizemos uma análise e solicitamos à Toyota que realizasse o recall de alguns veículos. Agora que a empresa fez isso, nós estamos dando nossas investigações como encerradas”, declarou o presidente da NHTSA, David Strickland.
Segundo a agência de notícias Reuters, desde janeiro de 2009, a Toyota já chamou mais de 15 milhões de veículos para as oficinas. Os sucessivos recalls arranharam a imagem da empresa nos Estados Unidos. De acordo com a agência EFE, a participação de mercado da marca caiu de 17% no final de 2009 para pouco mais de 15% em dezembro de 2010.

Entre os modelos envolvidos no novo recall estão 761 mil unidades do RAV4 – fabricadas entre 2006 e 2010 – e 397 mil unidades do Highlander, produzidas entre 2004 e 2006. Alguns modelos da Lexus, marca de luxo controlada pela Toyota, também estão envolvidas no reparo.

No Brasil, dos modelos convocados, apenas o RAV4 é vendido pela marca japonesa. Até o momento, a filial brasileira ainda não se pronunciou sobre um possível envolvimento das unidades vendidas por aqui no mega-recall.

GM mostra imagens do Cruze hatch


Depois de muito mistério, a General Motors, enfim, revelou as primeiras imagens do Cruze hatchback. O modelo será apresentado oficialmente no Salão de Genebra, que abre suas portas para o público no dia 3 de março.

O carro é praticamente idêntico ao Cruze conceitual exibido na última edição do Salão de Paris. A ausência do porta-malas saliente não afetou tanto a capacidade de bagagem, que é de 400 litros, segundo a GM. Na Europa, o Cruze hatchback se chamará HB5 e terá duas opções de motorização a gasolina (1.6 16V com 124 cv e 1.8 16V com 141 cv), além de uma opção a diesel 2.0 VCDi, que entrega 163 cv.

O Cruze hatchback já foi flagrado em testes no Brasil e deve ser lançado por aqui até o fim do ano. Especula-se que a chegada do modelo possa aposentar o Vectra GT.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Porsche promete novidades todo ano



O diretor executivo da Porsche, Matthias Müller, revelou que a marca pretende lançar novos modelos a cada ano. Em entrevista à Automotive News Europe, Müller afirmou que a intenção é “trabalhar na melhoria de nosso programa de ciclo de vida dos nossos produtos”.

O primeiro lançamento será o novo 911, sendo que em 2012 a Porsche lançará os novos Boxster e Cayman. O executivo declarou também que a linha 911 não será a única a ganhar novos modelos, com novidades nas linhas Boxster, Cayman, Panamera e Cayenne nos próximos anos.

Quando perguntado sobre o facelift do Panamera, Müller garantiu que o carro terá um desenho mais esportivo e pode ganhar uma versão com entre-eixos alongado. Um protótipo com propulsão híbrida do tipo plug-in também está nos planos da empresa. O executivo também não descartou um Panamera cupê, mas ressaltou que não há nada definido e que a Porsche não tem pressa alguma em lançar novas versões, principalmente daqueles modelos que estão com boas vendas.

Sobre os rumores da chegada do superesportivo 929, Müller sugeriu que há espaço para um modelo que se posicione entre o 911 GT2 RS e o futuro 918 Spyder. A empresa estaria estudando a ideia e deve chegar a um veredito até a metade deste ano. Caso seja aprovado, o 929 seria um sério concorrente aos bólidos de Lamborghini, Ferrari e McLaren.

Por fim, Müller se mostrou cético quanto ao futuro dos carros elétricos e disse que eles vão responder por, no máximo, 5% das vendas totais de automóveis até 2020. Com isso, a produção do Boxster elétrico (alguns protótipos já estão sendo testados) perde força, embora a Porsche tenha afirmado que está totalmente engajada no desenvolvimento de versões híbridas de todos os seus modelos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VW vai investir R$ 360 mi na fábrica do Gol



A Volkswagen anunciou que destinará 360 milhões de reais na modernização da fábrica de Taubaté (SP), planta responsável pela produção do modelo Gol. A quantia será aplicada na inauguração de uma nova área de pintura, que permitirá aumentar a capacidade produtiva de 1.050 para 1.300 veículos por dia.

As fundações da nova ala foram iniciadas em janeiro, sendo que as operações devem ter início em dezembro de 2012. De acordo com a VW, a nova área de pintura usará mais de 70 robôs, automatizando totalmente o processo de pintura interna e externa dos carros.

A montadora afirma que a tecnologia vai eliminar uma camada de tinta do processo e aumentar o nível de qualidade, já que as máquinas também serão responsáveis pela medição a laser que verifica a espessura da camada final.