quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EUA: Toyota chama 2,17 mi de carros para novo recall



A Toyota convocou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, um novo recall envolvendo 2,17 milhões de veículos. Assim como nas outras vezes, o problema está no pedal do acelerador, que pode ficar preso no tapete ou nos grampos que fixam a forração do assoalho.

De acordo com a montadora, mais da metade dos automóveis chamados deveriam ter sido inspecionadas no último grande recall promovido pela Toyota, em 2009. Na ocasião, o chamado foi realizado por conta do travamento do pedal do acelerador.

A convocação deste novo recall faz parte de um acordo fechado entre a empresa e o órgão que regulamenta a segurança viária nos EUA (NTHSA). Em troca, a associação aceitou encerrar uma investigação sobre os problemas de segurança ligados à montadora.

“Fizemos uma análise e solicitamos à Toyota que realizasse o recall de alguns veículos. Agora que a empresa fez isso, nós estamos dando nossas investigações como encerradas”, declarou o presidente da NHTSA, David Strickland.
Segundo a agência de notícias Reuters, desde janeiro de 2009, a Toyota já chamou mais de 15 milhões de veículos para as oficinas. Os sucessivos recalls arranharam a imagem da empresa nos Estados Unidos. De acordo com a agência EFE, a participação de mercado da marca caiu de 17% no final de 2009 para pouco mais de 15% em dezembro de 2010.

Entre os modelos envolvidos no novo recall estão 761 mil unidades do RAV4 – fabricadas entre 2006 e 2010 – e 397 mil unidades do Highlander, produzidas entre 2004 e 2006. Alguns modelos da Lexus, marca de luxo controlada pela Toyota, também estão envolvidas no reparo.

No Brasil, dos modelos convocados, apenas o RAV4 é vendido pela marca japonesa. Até o momento, a filial brasileira ainda não se pronunciou sobre um possível envolvimento das unidades vendidas por aqui no mega-recall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário