sábado, 26 de março de 2011

Hyundai confirma Veloster no Brasil em 2011



A Hyundai pretende lançar o cupê Veloster no Brasil até o fim de 2011. O modelo, que foi revelado na última edição do Salão de Detroit, em janeiro, deve chegar ao país no segundo semestre.

O Veloster chamou bastante atenção dos norte-americanos pela configuração inusitada de sua carroceria. Trata-se de um carro com três portas, sendo uma do lado esquerdo e duas do lado direito. O design pouco usual, com o teto panorâmico de vidro e a queda do teto em direção à traseira, são alguns dos traços de personalidade mais marcantes do esportivo.

O modelo deve ser equipado com um motor 1.6 com a tecnologia de injeção direta de combustível, que entrega 138 cv. As unidades exibidas em Detroit contavam com transmissão automática sequencial e embreagem dupla, tornando as trocas de marcha mais rápidas e precisas.

Além do Veloster, a Hyundai também deve trazer para o Brasil os sedãs de luxo Genesis e Equus. O Elantra, que chegaria para concorrer no segmento de sedãs médios ainda em 2010, deve ser lançado apenas no início do ano que vem.

JAC vende 1.139 carros na primeira semana no Brasil



Depois da abertura simultânea de 50 concessionárias no dia 18 de março, a marca revelou nesta sexta-feira, 25 de março, que vendeu 1.139 carros na primeira semana de atividades no país. Grande parte da responsabilidade pelo feito da JAC pode ser atribuída à campanha de lançamento da marca, que tem o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda.

Diante dos bons resultados apresentados nos primeiros sete dias, o empresário Sérgio Habib, que representa a montadora no Brasil, já mudou sua previsão de vendas para o mês de abril, que era de 3 mil unidades.
“A julgar pela semana inicial, podemos projetar mais de 4,5 mil unidades”, declarou.

Os primeiros modelos a chegarem no país são o hatch J3 e o sedã J3 Turin, que competem nos segmentos de hatches compactos e sedãs compactos, respectivamente. A JAC ainda reserva dois lançamentos para este ano, a minivan J6 e o sedã J5. A chegada destas novidades pode ajudar a marca a vender 35 mil carros em 2011, atingindo o ambicioso objetivo de conquistar 1% do mercado nacional.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Próxima geração do Mercedes Classe C será híbrida


A Mercedes informou que a próxima geração do Classe C terá tecnologia híbrida em praticamente todos os modelos, em uma tentativa de reduzir o consumo médio de combustível.

Previsto para ser lançado no final de 2013, a nova família deve atender às normas mais rígidas de emissões de poluentes em vigor na Europa. Segundo informações do site Autocar, as versões a diesel devem ter emissões de 100 g/km enquanto os motores a gasolina vão ficar entre 110 e 120 g/km.

Alguns protótipos da nova geração já estão sendo testados, mas ainda há dúvidas sobre os motores dos modelos. A Mercedes debate se vai utilizar propulsor com três ou quatro cilindros, com opção de desativar alguns deles, permitindo aos motores trabalharem, em algumas ocasiões, com apenas dois cilindros.

Ainda de acordo com o site, apesar da adição de uma pequena bateria para impulsionar o motor elétrico, o peso do modelo será reduzido em cerca de 10%.   

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ferrari vende produção da FF até junho de 2012



A Ferrari S.p.A afirmou que o volume de produção do primeiro ano da FF está completamente vendido e que os clientes que realizarem seus pedidos agora só vão receber os veículos a partir do segundo semestre de 2012.

A empresa de Maranello vai produzir apenas 800 unidades por ano, cada uma delas avaliada em 260 mil euros na Itália, onde as vendas começam em maio. A produção da FF está crescendo e a Ferrari espera atingir até junho a capacidade máxima de 70 unidades fabricadas por mês.

O programa de interessados na compra da nova FF foi iniciado pela Ferrari em janeiro deste ano. O modelo, cujo nome significa Ferrari Four, substitui a antiga 612 Scaglietti como a opção mais luxuosa da marca. A FF é maior e muito mais espaçosa que a 612 e conta com um sistema de tração integral, o primeiro a equipar os automóveis da Ferrari.

terça-feira, 22 de março de 2011

Land Rover Discovery Black and White chega ao Brasil



A Land Rover anunciou o início das vendas do Discovery 4 Black and White, séries limitadas exibidas na última edição do Salão do Automóvel, realizada em 2010.

Equipado com um motor 3.0 V6 turbodiesel, o carro terá uma tiragem de apenas 1.717 unidades, das quais 100 já estão disponíveis nas concessionárias da marca no Brasil.

O utilitário esportivo pode ser comprado nas cores Branco Fuji (na versão White) ou Preto Santorini (no caso da versão Black). O acabamento interno em couro pode ser nas tonalidades Ebony (preto) ou Ivory (marfim), novamente fazendo jus aos nomes das versões especiais.

Por fora, os modelos trazem rodas de liga leve de 20 polegadas com desenho diferenciado, teto solar elétrico, acabamento com detalhes em preto e prata e vários detalhes tingidos de preto, como grade frontal, entradas de ara laterais, capa dos espelhos retrovisores e puxadores de porta.


O sistema Terrain ResponseTM é um dos destaques do Discovery, oferecendo vários tipos de ajuste de acordo com as condições do piso. Por meio de um botão seletor, é possível selecionar configurações para trafegar tanto no asfalto quanto fora dele.

Lifan terá centro de pesquisa no Brasil para desenvolver novo compacto



A Lifan, juntamente com o Grupo Effa, que representa a marca no Brasil, vai construir um centro de pesquisa e desenvolvimento no país, o primeiro fora da China, para projetar um novo modelo de automóvel compacto.

Além de projetar o novo compacto, que ficará em um segmento abaixo do Lifan 320, a marca chinesa também pretende desenvolver veículos híbridos e elétricos no centro, chamado de Lifan South American Research and Development Center. 

“O Brasil foi escolhido como porta de entrada dos veículos Lifan nas Américas por ter uma indústria automotiva madura”, disse Ronaldo Mazará Junior, diretor de engenharia do Grupo Effa.

O local também será responsável pela homologação e certificação dos veículos comercializados pela Lifan na América do Sul. O objetivo, além de projetar novos produtos, é aprimorar os já existentes em termos de motor, chassis, carroceria e eletro-eletrônica.

O investimento no centro de pesquisa será de cerca de US$ 70 milhões nos próximos quatro anos. Inicialmente, o local será no bairro de Tamborá, em Barueri, sede do grupo que hoje conta com 110 funcionários. A expectativa é que até o final de 2012 o centro já opere em outro lugar no interior de São Paulo e que empregue 50 funcionários até 2014.

segunda-feira, 21 de março de 2011

GM mostra conceito que pode inspirar a nova S10




 Quando a Chevrolet divulgou o primeiro esboço da Colorado, os brasileiros logo se interessaram pela picape conceitual, que antecipa as formas da substituta da veterana S10. Nesta segunda-feira, 21 de março, a montadora revelou mais imagens oficiais do veículo, para a alegria de quem gosta de picapes.



A Colorado tem porte musculoso e linhas que acompanham as tendências de estilo presentes nos lançamentos mais recentes da GM. Estão lá a grade frontal dividida por uma barra horizontal e os faróis parecidos com outros modelos, como a Capitiva. O visual imponente é ressaltado pela profusão de vincos espalhados pela carroceria.



O interior parece estar pronto para ganhar a linha de montagem. O acabamento tem qualidade bastante superior ao da atual S10 e segue o padrão de suas futuras rivais, que se aproximam mais de um automóvel de passeio que de um utilitário.


O motor que equipa a Colorado é um 2.8 turbodiesel, que não teve suas especificações reveladas pela montadora.

GM anuncia produção de quatro novos modelos



A General Motors do Brasil anunciou nesta sexta-feira, 18 de março, que vai fabricar quatro novos modelos na fábrica de São Caetano do Sul (SP). Para tanto, a empresa criou um terceiro turno de produção de veículos na planta localizada na região do ABC Paulista.

Segundo a empresa, a decisão foi tomada “para ampliar a oferta de veículos Chevrolet no mercado brasileiro e implicará na contratação de até 1.500 novos empregados”. A abertura de um novo turno na planta ampliará a capacidade anual de produção para 250 mil veículos, ante 200 mil unidades fabricadas atualmente.
O anúncio foi realizado pela comitiva da GM liderada por Dan Akerson, chairman e CEO da GM Company, Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul, e Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da General Motors do Brasil.

"O Brasil é um mercado chave na economia global e os investimentos que estamos fazendo no país demonstram nossa confiança no seu potencial de crescimento. O Brasil é o terceiro maior mercado da GM no mundo e o segundo maior da marca Chevrolet", declarou Akerson.

Um programa de investimentos de mais de 5 bilhões de reais previsto para o período de 2008 a 2012 está em andamento. A quantia será gasta na ampliação das atividades industriais e na renovação do portfólio de modelos vendidos pela Chevrolet.

Sobre os novos modelos, o Cruze hatch e o Cruze sedã já estão confirmados, mas os outros dois modelos ainda são desconhecidos. O novo sedã de porte médio da marca, por ora conhecido pelo codinome GSV, e a minivan conhecida como PM7 (que substituirá, de uma só vez, Meriva e Zafira), podem ser os outros carros.

domingo, 20 de março de 2011

Fiat comemora 150 anos da unificação italiana com Punto especial


A Fiat decidiu comemorar os 150 anos da unificação da Itália de uma maneira diferente. O Punto Evo 150 é uma edição especial do hatchback que se diferencia por detalhes como a grade em formato de colméia, as rodas de liga leve com pintura em dois tons, carroceria pintada na cor Azzurro Italia e o logotipo “Italia 150” que identifica a versão.

Serão produzidas 150 unidades do modelo, todas equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e faróis de neblina.

O Punto Evo 150 terá três opções de motorização, sendo duas movidas a gasolina (1.2 de 69 cv e 1.4 de 77 cv) e uma abastecida com diesel (1.3 Multijet, com 75 cv). A Fiat também vai lançar uma opção com motor 1.4, que pode rodar com gasolina ou GLP (gás liquefeito de petróleo).