sexta-feira, 3 de junho de 2011

Veja a avaliação do Nissan Tiida na Avaliação da Semana

Brasil libera importação de carros da Argentina



Os governos de Brasil e Argentina chegaram a um acordo para liberar as exportações de veículos para o mercado brasileiro. Os países assinaram um documento em que se comprometem a liberar a entrada de produtos vindos de ambas as partes.

O Brasil deve manter o veto às licenças automáticas de importação, mas garantiu que vai acelerar todo o processo burocrático para liberar a entrada de veículos no país em dez dias. A Argentina, por sua vez, se comprometeu a agilizar o processo de importação dos produtos fabricados no Brasil.

A decisão acaba – pelo menos em primeira instância – com as desavenças entre os países. Tudo começou no início de maio, quando o governo brasileiro resolveu instaurar a licença não-automática de importação para veículos estrangeiros. A medida foi uma retaliação às medidas protecionistas adotadas pela Argentina em relação aos produtos feitos no Brasil.

Ford vai mostrar nova Ranger na Argentina



A Ford da Argentina confirmou nesta sexta-feira, 3 de junho, que a nova Ranger será uma das estrelas da marca no Salão de Buenos Aires.

A presença da picape foi revelada, ainda que indiretamente, em um convite enviado à imprensa especializada daquele país. Na mensagem, a empresa convida os profissionais a conhecerem “o veículo que vamos fabricar em Pacheco” e admite que, embora tenha evitado revelar o nome do modelo, os palpites da imprensa argentina foram certos.

O evento acontecerá na capital portenha entre os dias 17 e 27 de junho, e promete mostrar várias novidades interessantes para os brasileiros. Entre elas, especula-se que a Volkswagen pode apresentar a versão aventureira da SpaceFox.

Fiat assume controle majoritário da Chrysler



A Fiat vai pagar 500 milhões de dólares para comprar 6% das ações que atualmente pertencem ao governo norte-americano. Com a transação, a Fiat assume o controle majoritário da Chrysler, passando de 46% para 52% das ações.

O CEO de Fiat e Chrysler, Sergio Marchionne, afirmou que o acordo marca a saída definitiva do Tesouro dos Estados Unidos como acionista do Grupo Chrysler. A negociação contou com o aval do Presidente da República, Barack Obama, que deve visitar a planta de Toledo, em Ohio, nesta sexta-feira.

A Chrysler entrou com um pedido de proteção contra falência em 2009. No mesmo ano, o governo investiu 12,5 bilhões de dólares na Chrysler, como parte de um plano estratégico que salvou a empresa e a General Motors de uma possível concordata. No dia 10 de junho, a aquisição da Chrysler pela Fiat completa dois anos.

Renault faz pré-apresentação do Duster



A Renault do Brasil realizou uma pré-apresentação do Duster, próximo lançamento da marca francesa no país. A grande diferença é que o evento foi transmitido apenas pela Internet, sem a presença de jornalistas no local.

O Duster foi exibido pelo presidente da Renault, Jean-Michel Jalinier, e pelo vice-presidente comercial da montadora, Gustavo Smith. A empresa revelou poucas informações a respeito do modelo, mas antecipou alguns dados importantes.

O veículo será maior que a concorrência, a exemplo do que acontece com Sandero e Logan – modelos com os quais o Duster compartilha a plataforma B0. O SUV tem 4,03 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,67 metros, 1,80 metro de largura e 1,70 metro de altura. O porta-malas comporta 475 litros.

A novidade da Renault também mostra aptidão para incursões em trilhas fora-de-estrada. A distância em relação ao solo é de 22,1 centímetros e o ângulo de ataque (inclinação máxima que o veículo consegue superar na dianteira sem tocar o solo) é de 30º, enquanto que o ângulo de saída é de 35º. O utilitário esportivo será oferecido nas opções 4x2 e 4x4.


O Duster tem um desenho diferente do modelo fabricado pela Dacia. A principal mudança é a adoção de uma nova grade frontal, com barras horizontais cromadas. A Renault não mostrou o interior do SUV, mas antecipou que a cabine foi desenhada exclusivamente para o Brasil.

A montadora afirmou que, por enquanto, não pretende oferecer a transmissão automática no Duster, embora o sedã Logan deva ganhar a comodidade em breve. Vários acessórios também serão oferecidos para quem gosta de equipar o carro. O Duster será fabricado na planta de São José dos Pinhais, no Paraná, e exportado para a Argentina. Seu lançamento oficial está marcado para novembro.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

VW revela Golf R Cabriolet



A Volkswagen aproveitou o Wörthersee 2011, tradicional evento que reúne apaixonados pela marca de Wolfsburg, para mostrar o Golf R Cabriolet.

Ainda um carro-conceito, o esportivo exibe o mesmo visual agressivo do Golf R hatchback, com direito a suspensão esportiva, sistema de freios recalibrados, rodas de 19 polegadas e saída de escapamento dupla central. A montadora não revelou fotos do interior, mas disse que a cabine tem acabamento em couro Nappa, apliques do tipo piano Black e detalhes em fibra de carbono.


O motor é o mesmo do Golf R: trata-se do 2.0 com injeção direta de combustível e turbocompressor, que entrega 270 cv e torque máximo de 35,6 mkgf. Segundo a VW, o carro acelera de 0 a 100 km/h “em menos de seis segundos” e chega aos 250 km/h.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Peugeot lança linha 2012 da família 207


A linha 2012 da família 207 já está nas concessionárias Peugeot. A montadora promoveu leves mudanças de estilo e realizou modificações na gama de versões de cada modelo.

Na parte estética, a barra de proteção no para-choque deixa de ser preta e passa a ser pintada na cor da carroceria – com exceção da 207 Escapade. As versões XRS se diferenciam também pelas lanternas com fundo cromado, que simulam alumínio. Por dentro, todas as versões ganharam painel de instrumentos com fundo branco e novos revestimentos nos bancos.

No caso do 207 hatchback, a versão X-Line, que era a mais barata do compacto, foi descontinuada. Agora, o modelo mais acessível é o 207 HB XR com carroceria de duas portas, que tem preço sugerido de 35.790 reais. A versão XRS, que é oferecida no hatch e nas opções Passion (sedã) e SW (perua) ganhou vidros elétricos nas portas dianteiras, computador de bordo, faróis com acendimento automático e sensor de chuva.

Já a versão XS passam a oferecer rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3, entrada auxiliar USB e Bluetooth. Outra novidade é a oferta de airbag duplo frontal e freios com sistema anti-travamento (ABS) de série também nos modelos com câmbio manual.

A picape Hoggar também não foi esquecida pela Peugeot. A Hoggar X-Line começa a vir de fábrica com direção hidráulica, relógio digital, ar-quente e protetor de caçamba em todas as versões. A aventureira Escapade, por sua vez, passa a contar com computador de bordo. De acordo com a Peugeot, as modificações chegam à picape a partir de julho.

Os modelos 207 XR e XRS permanecem com o motor 1.4 Flex, que entrega até 82 cv e torque máximo de 12,8 mkgf com etanol. No caso dos modelos XS, o propulsor é o 1.6 16V Flex, com potência de até 113 cv e 15,5 mkgf de torque quando abastecido com etanol.

Veja abaixo todos os preços da família 207 2012:

207 HB 2P XR – R$ 35.790
207 HB 4P XR – R$ 37.790
207 HB 4P XRS – R$ 40.490
207 HB 4P XS – R$ 45.500
207 HB 4P XS (AT) – R$ 48.590
207 SW XR – R$ 41.490
207 SW XS – R$ 44.190
207 SW XS (automático) – R$ 52.290
207 Passion XR – R$ 40.790
207 Passion XRS – R$ 43.490
207 Passion XS – R$ 48.500
207 Passion XS (automático) – R$ 51.590
207 SW Escapade – R$ 51.400

Honda patenteia Civic norte-americano na Europa



A Honda patenteou a nova geração do Civic na Europa e pode ter planos de vender o modelo norte-americano em alguns países do Velho Continente.

Segundo informações do site Carscoop, as imagens do cupê de duas portas e do sedã de quatro portas, vendidos na América do Norte, apareceram no escritório de patentes europeu. 

Com isso, ou a montadora pode estar se precavendo de alguma marca querer colocar um modelo parecido com o Civic 2012 na Europa ou a intenção é vender os modelos em alguns países para concorrer com o Volkswagen Jetta, por exemplo.

Pelas imagens, a única mudança em relação ao Civic vendido nos EUA são as lanternas traseiras, que possuem duas faixas adicionais para o suporte da placa. 

A versão europeia do modelo vai fazer sua estreia no Salão de Frankfurt, em setembro, e a Honda confirmou o desenvolvimento de um novo motor turbo diesel.   

Toyota convoca primeira geração do Prius para recall



A Toyota convocou para recall cerca de 106 mil unidades da primeira geração do híbrido Prius para corrigir um problema no sistema de direção.

De acordo com comunicado da marca, cerca de 52 mil unidades do modelo estão nos Estados Unidos e 48 mil no Japão. Os modelos atingidos pela campanha foram fabricados entre 2001 e 2003.

O defeito estaria nas porcas de fixação do eixo do pinhão na caixa de engrenagem da direção. Com o tempo, as porcas poderiam se soltar e o volante precisaria de um esforço maior para fazer uma curva.

A Toyota está investigando um pequeno acidente que pode estar relacionado com o problema. Segundo o site Autonews, houve 28 queixas no Japão e EUA. A marca afirmou que as concessionárias vão inspecionar os veículos e, se for o caso, trocar as porcas. 

Sobre a paralisação na produção de fábricas no Japão por conta dos terremotos, a Toyota informou que cerca de 90% das operações voltarão ao normal este mês, enquanto que na Europa, China e Tailândia as fábricas voltam a funcionar completamente no final de junho. 

Visitantes do mês de Maio

1190 Visitantes

terça-feira, 31 de maio de 2011

Audi mostra A1 esportivo com 503 cv



Os fãs da Audi esperam com ansiedade pelo S1, mas bem que a marca das quatro argolas também poderia lançar o A1 Clubsport Quattro. Apresentado durante o Wörthersee Tour, encontro que reúne fãs das marcas VW e Audi de todas as partes da Europa, o compacto deixaria muitos superesportivos comendo poeira.

O A1 Clubsport quattro é equipado com o motor 2.5 TFSI com cinco cilindros em linha e injeção direta de combustível. Após passar por uma complexa preparação, o conjunto entrega 503 cv e torque máximo de 67,3 mkgf. Com apenas 1.390 quilos, o pequeno acelera de 0 a 100 km/h em espantosos 3,7 segundos e vai de 0 a 200 km/h em 10,9 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

A transmissão usada pela Audi é manual de seis velocidades, que forma uma feliz combinação com a tração integral – ambas emprestadas do TT RS, mas com modificações.

Por fora, o visual nada discreto conta com rodas de liga leve de 19 polegadas e saída de escapamento ao lado da roda traseira, como no A4 que compete na DTM, o campeonato de carros de turismo da Alemanha. O kit aerodinâmico inclui até carroceria alargada em 60 milímetros. No interior, o acabamento em couro reveste o console central e os bancos dianteiros, já que não há banco traseiro. Em compensação, há santantônio e espaço para capacetes.

O esportivo é um exemplar único concebido exclusivamente para o Wörthersee e não será comercializado.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

JAC vai lançar J6 em agosto



A JAC Motors confirmou o lançamento da J6 para o dia 3 de agosto. A minivan será o terceiro modelo vendido pela montadora chinesa no Brasil.

Os dois primeiros carros, o J3 e o J3 Turin, estão à venda na rede de concessionárias da marca desde março de 2011, e foram bem aceitos no país. Segundo o último relatório de emplacamentos divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o J3 acumula 1.641 unidades vendidas em dois meses, enquanto que o J3 Turin já teve 908 veículos comercializados.


Assim como seus “irmãos”, a J6 oferece uma extensa lista de equipamentos de série. A minivan conta com ar-condicionado digital, direção hidráulica, rádio MP3 com entrada auxiliar USB, trio elétrico, airbag duplo, sensor de estacionamento, freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sensor de estacionamento traseiro e faróis com regulagem elétrica de altura.

O motor que vai equipar a J6 é um 2.0 com 16 válvulas e comando de abertura variável, que entrega 156 cv. O preço do modelo ainda não foi anunciado.