sábado, 2 de abril de 2011

Hyundai Blue 2 e Sonata Hybrid: preocupaçãoo com meio-ambiente


A Hyundai aproveitou o Salão de Seul, na Coreia, para mostrar ao público inovações tecnológicas e design futuros em seus conceitos. 

O protótipo Blue 2 é o primeiro sedã elétrico da montadora movido a célula de combustí­vel (FCEV) e alimentado por hidrogênio. O nome do modelo é uma combinação da sub marca ecológica da Hyundai, a Blue Drive com o número 2 de H, símbolo do hidrogênio. 

A célula de combustível do sistema fornece energia de uma pilha de 90kW e, de acordo com a Hyundai, tem economia de 34,9 km/l. Por fora, o modelo tem linhas luxuosas e esportivas. O interior tem acabamento futurista com todas as imagens externas sendo projetadas em um visor de LCD. O infotainment é operado por sensor de movimento e os bancos serão projetados para oferecer maior conforto aos ocupantes.


Outro modelo mostrado foi o Sonata Hybrid, o primeiro veÍ­culo hÍ­brido a gasolina. Com sistema híbrido em paralelo, o motor elétrico do Sonata tem 30 kW e gera economia de 21 km/l, com transmissão automática de seis velocidades.

Além dos modelos ecologicamente corretos, a Hyundai também mostrou o i40, uma perua desenvolvida exclusivamente para o mercado europeu, que foi apresentada em Genebra, e o conceito Curb, revelado no Salão de Detroit. 

quinta-feira, 31 de março de 2011

Kia revela conceito elétrico Naimo



A Kia revelou no Salão de Seul, na Coreia, o protótipo elétrico Naimo, cujo nome deriva da palavra coreana ‘Ne-mo’, que significa ‘forma quadrada’.

Chamado de CUV (crossover utility vehicle), o Naimo tem propulsor elétrico de 80 kW (108 cv) de potência e 27,9 mkgf de torque, impulsionado por uma bateria de íon-lítio de 27 kWh, localizada sob o assoalho na parte traseira.

De acordo com a Kia, o Naimo tem autonomia de 198 km, com carga completa da bateria, e uma velocidade máxima de 148 km/h. Para recarregar 80% da energia em recarga rápida, o motorista só precisa de 25 minutos. A carga completa em tomada convencional leva cerca de 5h30.

Por fora, o Naimo tem 3,9 metros de comprimento, não possui pilar na coluna B e conta com faróis de LED, portas traseiras com dobradiças, rodas de liga-leve de 20 polegadas, jatos de ar no lugar dos limpadores de parabrisa, teto solar assimétrico e, apesar do nome, suas formas dianteiras e traseiras são arredondadas.


Já no interior, o modelo, semelhante ao Hyundai Curb, apresentado no Salão de Detroit, conta com acabamento em carvalho coreano no piso e painéis das portas. Um painel de instrumentos de LCD concentra toda a tecnologia e conectividade.

“Naimo é um equilíbrio perfeito entre inovação, alta tecnologia e a tradição coreana, mas combina suas tecnologias de ponta para proporcionar uma experiência verdadeiramente premium”,  disse Peter Schreyer, chefe de design da Kia. 


Ford prepara Fiesta ST na Europa



A Ford realmente pretende lançar uma versão esportiva do New Fiesta. O Fiesta ST foi flagrado em testes sem disfarces e mostrou que estão praticamente pronto para ganhar as ruas europeias.

Segundo informações do site da revista britânica Autocar, o carro será movido por um motor 1.6 EcoBoost, que entrega 182 cv. A transmissão será manual de seis velocidades.

Sobre o visual, o toque de esportividade fica por conta da adição de novos itens. A lista inclui um para-choque mais vistoso com difusor integrado, spoiler traseiro – que na unidade fotografada estava pintado de preto –  e novas rodas de liga leve. Por dentro, as mudanças serão mais discretas, embora a Ford provavelmente equipe o Fiesta com bancos do tipo concha fabricados pela Recaro.

O Fiesta ST será lançado em 2012 e vai enfrentar a concorrência da nova geração de pequenos esportivos, como o Renault sport Clio 200 e o Seat Ibiza Cupra.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Porsche revela Panamera Turbo S



Esportivo tem 550 cv e chega aos 306 km/h. Se alguém ainda achava que o Panamera não era rápido o suficiente, o Panamera Turbo S é a resposta da Porsche.

A novidade foi apresentada antes do esperado, já que a previsão era que o modelo faria sua estreia apenas nos salões de Nova Iorque ou Xangai. O Panamera Turbo S tem o mesmo motor 4.8 V8 do Turbo, mas sofreu modificações para entregar 550 cv e torque máximo de 71,38 mkgf. O aumento de potência foi obtido graças à adoção de novas turbinas de titânio e alumínio e ao remapeamento do sistema de controle do motor.


A versão Turbo S acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 306 km/h. O modelo conta com o Porsche Dynamic Chassis Control – que altera as configurações e ajustes do chassis visando um temperamento mais esportivo – e o pacote Sport Chrono.
As vendas do Panamera Turbo S iniciam em junho, ao preço sugerido de 167.076 euros na Alemanha.

JAC vai importar mais carros para o Brasil


O empresário Sérgio Habib, presidente do grupo SHC e representante oficial da JAC Motors, afirmou que as vendas registradas nos primeiros dias – foram 1.139 veículos vendidos em sete dias, segundo a empresa – o obrigaram a solicitar um aumento na quantidade de veículos destinados para o Brasil.
 
“Na primeira semana, vendemos mais de mil carros. Do jeito que as coisas estavam, poderíamos até não ter carros suficientes para atender a demanda. Por isso pedi aos chineses para aumentarem a produção”, declarou Habib, durante uma palestra realizada na 41ª Semana de Administração da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo.
 
Além de apresentar a nova marca, Habib também respondeu algumas dúvidas da platéia presente no auditório da faculdade. Quando questionado sobre o controle de qualidade implantado pela JAC, o empresário afirmou que existe uma equipe responsável pela inspeção final antes de embarcar os carros para o Brasil.
 
“Tenho três engenheiros que trabalham em nossa fábrica o tempo todo apenas inspecionando os carros que vêm para cá. Eles testam todos os carros e só aí que colocamos um selo de garantia comprovando que os veículos estão bons”.
 
Um dos professores da faculdade foi responsável por uma pergunta interessante, referente ao pós-venda. Para superar a falta de popularidade de uma marca desconhecida pelo consumidor brasileiro, Habib afirmou que a garantia de seis anos sem limite de quilometragem é um grande diferencial.
 
“Se você vende um carro depois de três anos e ele ainda tem outros três anos de garantia, a tendência é que o veículo não perca muito valor. Além disso, nosso carro envelhece muito melhor que os outros, algo que comprovamos nos testes que fizemos. As pastilhas de freio duram 70 mil quilômetros e a embreagem vai até os 100 mil quilômetros. Peças baratas, assistência técnica e manutenção barata valorizam um usado. Por isso, no nosso caso, eu não estou preocupado”, concluiu.
 
Habib declarou que a meta inicial de 3 mil veículos vendidos no primeiro mês cheio já foi revista pela marca. Agora, a projeção da JAC é comercializar 4.500 automóveis.

Linha 2012 do Mitsubishi Outlander chega com novidades



A Mitsubishi lançou a linha 2012 do crossover Outlander, que ganhou versão com novo motor e diversos itens de série, além de novidades na versão V6 GT.

A nova versão 2.0L conta com equipamentos de série como rack de teto, sensor automático de chuva, teto solar, bancos em couro, ajuste elétrico do banco do motorista, airbags laterais e de cortina, CD com MP3 e ponteira cromada de escapamento. 

Sob o capô, a versão conta com propulsor 2.0 16V a gasolina de 160 cv de potência e 20,1 mkgf de torque a 4.200 rpm. A transmissão é automática sequencial CVT com seis marchas, com trocas por meio de borboletas no volante.

Já a versão V6 GT ganhou moldura na grade dianteira cromada, porta-luvas refrigerado, painel de instrumentos e da porta revestidos em couro, computador de bordo, display LCD e assistente de subida. O motor é o mesmo 3.0 V6 de 240 cv, com tração 4x4 e seletor de escolha. 

O Outlander 2.0L e o Outlander V6 GT 2012 chegam às concessionárias em abril, disponíveis nas cores Silver, Medium Gray, Black Mica e White Pearl. A versão 2.0L tem preço sugerido de R$ 99.990 e o V6 GT de R$ 124.990 reais.



Mitsubishi launched Outlander crossover line 2012, which won version with new engine and many standard items, plus news on the GT V6 version.

The new 2.0L version has standard equipment such as roof rack, automatic rainsensor, sunroof, leather seats, electrically adjustable driver's seat, side and curtainairbags, CD with MP3 and chrome exhaust tip.



Under the hood, the driver version has a 2.0 16V petrol engine 160 hp and 20.1 lb-ft of torque at 4,200 rpm. The transmission is automatic CVT with six-speed sequential, with trade through butterfly on the wheel.

Since the GT V6 version won frame in chrome grille, cooled glove box, dashboardand door-leather, trip computer, LCD display and assistant climb. The engine is thesame 3.0 V6 with 240 hp, with 4x4 switch and choice.


Volvo testa C30 elétrico na neve


A Volvo está testando o hatch C30 elétrico em condições extremas de temperatura, para ver se as baterias resistem ao frio. 

A cidade de Kiruna, na Suécia, com temperaturas abaixo de -20ºC foi o local escolhido para analisar como as baterias se comportam no frio, enquanto a cabine fica aquecida.

“Nós temos que garantir a performance do C30 elétrico prevendo uma condução, estacionamento ou recarga em condições variáveis, de normal a muito frio ou quente”, disse Lennart Stegland, diretor de veículos especiais da Volvo Cars.

O Volvo C30 é equipado com três sistemas climáticos. Um deles aquece ou resfria o pacote de baterias, conforme necessário para maximizar seu desempenho. O motor elétrico é resfriado a água. Já para a cabine, a Volvo tem um aquecedor com um tanque de etanol de 14,5 litros para não comprometer a energia das baterias. No entanto, caso o motorista não queria queimar nenhum gás, o aquecimento da cabine pode ser feito pela bateria.

A marca afirmou que o C30 elétrico pode manter uma autonomia de cerca de 80 km, mesmo em condições extremas de frio. 


Volvo C30 hatchback is testing the electric in extreme temperature conditions, to seeif the batteries withstand the cold.
The town of Kiruna, Sweden, with temperatures below -20 º C was the chosen venue for examining how batteries behave in the cold, while the cabin is heated.

"We have to guarantee the performance of the C30 providing an electric drive, parkor recharge in varying conditions from normal to very cold or hot, " said LennartStegland, head of Special Vehicles at Volvo Cars.

The Volvo C30 is equipped with three weather systems. One heats or cools thebattery pack as needed to maximize their performance. The electric motor is water cooled. As for the cabin, Volvo has a heater with a tank of 14.5 liters of ethanol to avoid compromising battery power. However, if the driver did not want to burn any gas, heating the cabin can be done by the battery.