sábado, 16 de julho de 2011

Grupo PSA bate recorde de vendas no primeiro semestre de 2011



O grupo PSA Peugeot-Citroën anunciou que fechou o primeiro semestre de 2011 com recorde histórico de veículos comercializados no Brasil e na América Latina. 

Com dez anos de produção de carros no País, o grupo soma o total de 89.100 veículos de passeio e comerciais leves de suas duas marcas - Peugeot e Citroën - no mercado brasileiro.

O resultado do primeiro semestre deste ano no Brasil representa um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2010.

Na América Latina, a PSA Peugeot Citroën vendeu 160.100 veículos de suas duas marcas de janeiro a junho de 2011. Este desempenho é 27% superior ao registrado no primeiro semestre de 2010.

Volkswagen lança Gol e Fox Rock in Rio



A Volkswagen lançou duas séries especiais do Gol e do Fox, em celebração ao Rock in Rio, evento musical que será realizado no Rio de Janeiro.

O diferencial dos modelos está no acabamento externo e interno. Os carros serão oferecidos nas cores Azul Boreal e Branco Cristal. 

Por fora, um largo adesivo corre nas laterais. O logotipo Rock in Rio e um friso estão localizados nas portas. A coluna B tem adesivo preto. Na dianteira, o parachoque tem friso cromado e faróis escurecidos. Já na traseira, destaque para as lanternas fumê e faixa preta entre os refletores.


Já no interior, a série especial conta com tecido exclusivo nos bancos, logotipo em vermelho nos encostos, além de uma silhueta de uma guitarra em azul. Detalhes como aros das entradas de ar e moldura da alavanca de câmbio também são vermelhos. A soleira é em alumínio e o volante multifuncional. O sistema de som também merece destaque: são quatro alto-falantes e dois tweeters. 



O Gol Rock in Rio conta com rodas aro 14 e motor 1.0 flex de 76 cv de potência. Já o Fox vem com propulsor 1.6 de 104 cv e rodas aro 15.

A série especial será oferecida durante apenas três meses, a partir de julho, e terá produção limitada a 900 exemplares do Gol, que sai por R$ 35.350 reais e 350 do Fox, que custa R$ 40.990. Os compradores vão receber uma senha exclusiva para baixar da Internet músicas gravadas ao vivo durante o evento.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Peugeot mostra perua 508 RXH



A Peugeot revelou as primeiras imagens do 508 RXH, uma versão aventureira da perua derivada do sedã 508.

O modelo segue a receita popularizada pelos modelos com visual fora-de-estrada por aqui, e que lá fora tem exemplares como a Audi A4 Allroad e a pioneira Subaru Outback. O visual da perua da Peugeot, no entanto, é mais discreto: ela conta com apliques plásticos nas molduras dos para-lamas e os LEDs verticais no para-choque dianteiro, inspirados nas garras de um leão, segundo a empresa.

O motor que equipa a 508 RXH é um 2.0 HDi com tecnologia híbrida e propulsão a diesel. O propulsor elétrico montado no eixo traseiro ajuda a obter uma potência total de 200 cv e torque máximo de 45,9 mkgf. A tecnologia usada na perua é a mesma do crossover 3008 Hybrid4.

A 508 RXH será lançada oficialmente em setembro, durante o Salão de Frankfurt. Suas vendas começam no início do ano que vem.

Abeiva: vendas caem 0,5% em junho, mas semestre é positivo



As montadoras filiadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) registraram uma queda de 0,5% em seus emplacamentos em junho, em relação ao desempenho do mês anterior.

Segundo a associação, foram emplacadas 19.130 unidades no sexto mês do ano, contra 19.227 veículos em maio. Apesar da queda, a Abeiva afirma que a participação dos veículos importados no mercado subiu de 6,4% para 6,67%. 

Se compararmos o resultado de junho de 2011 com o mesmo período do ano passado, há aumento de 147,2% no número de emplacamentos – são 19.130 unidades contra 7.740 veículos.

A Abeiva ainda teve alta de 113,1% nos emplacamentos registrados entre janeiro e junho. Neste período, a Kia Motors lidera as vendas, com 44,8% do volume total. A JAC Motors aparece em seguida com 9,5% e a Chery – que em breve terá uma fábrica no Brasil – ocupa a terceira posição, com 7,8%.

Diante dos números do semestre, a Abeiva optou por rever sua antiga projeção de 165 mil unidades emplacadas em 2011. Agora, o volume estimado é de 185 mil unidades. As trinta associadas devem fechar o ano com 1.092 concessionárias autorizadas.

Quando questionado sobre os problemas externos, a Abeiva se mostrou tranquila. É o caso da crise na Europa, que, por ora, foi minimizada pela associação.

“É claro que todo mundo que possui algum tipo de negócio se assustou (com a crise), mas, do ponto de vista do setor automotivo, isso não nos preocupa”, afirmou o vice-presidente da Abeiva, Paulo Sérgio Kakinoff.

Sobre os problemas com a concessão das licenças de importações – que deixaram de ser automáticas em maio deste ano – para o mercado brasileiro, a Abeiva reiterou que não teve suas vendas afetadas pela medida, que atinge principalmente as empresas filiadas à Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), já que a maioria de suas associadas comercializa veículos trazidos da Argentina.

“Neste momento, não temos nenhum bloqueio de licença de nossas importações. Este problema só atinge as empresas que possuem carros parados nos portos, que estão aguardando transporte para as concessionárias e estão prontos para comercialização. Não tivemos nenhum tipo de aumento nos prazos ou demora”, declarou Kakinoff.

Mini One começa a ser vendido no país por R$ 69.950



A Mini iniciou as vendas do One no Brasil, modelo que chega para ser o carro de entrada da marca e se posicionar abaixo do Salt na linha Cooper.

O carro, que já estava em período de pré-venda desde o início de maio, vem pelo preço de R$ 69.950 e tem algumas mudanças para justificar a queda do preço. 

A principal deles está no motor 1.6 turbo, que gera 98 cv de potência e 15,3 mkgf de torque.  Por fora, o One tem retrovisores e detalhe da tampa do porta-malas em preto fosco, teto na cor da carroceria, grade em Black Piano e rodas aro 15. O Salt, modelo de entrada até então, tinha motor de 120 cv e rodas aro 16 ou 17.

Já no interior, os revestimentos são mais simples, os bancos são de tecido. O ar-condicionado é analógico e o rádio só possui entrada auxiliar. O One ainda vem equipado com freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade e seis airbags. Somente é oferecido o câmbio manual de seis marchas. 

Segundo Flávio de Oliveira, gerente de marketing da Caltabiano, o objetivo da Mini é colocar no mercado brasileiro um carro para uso diário e com foco em mulheres e jovens. A marca pretende vender 500 unidades até o final de 2011.

“Teremos um modelo mais barato, mas não queremos perder o requinte e o status de tudo que a marca conseguiu”, afirmou.

Mercedes-Benz mostra prévia do Classe B 2012



A Mercedes divulgou, nesta terça-feira, a silhueta e informações adicionais da nova geração do Classe B, que desembarca no Brasil em 2012. O destaque para o modelo fica por conta de seu desenvolvimento, classificado pela Mercedes como o que “mais recebeu novidades na história da marca”.

O compacto, que chega ao mercado europeu em novembro, terá duas opções de motorização, que são gasolina e diesel. Aos consumidores, estarão disponíveis motores 1.6 turbo movidos a gasolina. Caso prefira a versão a diesel, o comprador terá um motor 1.8 turbo. 

Vale destacar que as duas versões serão equipadas com dois motores diferentes. Para quem optar pela gasolina, o primeiro motor desenvolverá 121 cavalos, ao passo que o segundo oferecerá 154 cv. No caso do diesel, a mesma coisa. Uma vertente do motor fornecerá 107 cavalos e, a outra, 134.

Todas as versões contarão com o sistema start/stop , e terão como opcional câmbio de seis marchas manual , bem como transmissão automática de sete marchas com dupla embreagem. O Collision Prevente Assist oferece assistência ao motorista em caso de distração ou iminência de colisão. 

Yaris versão europeia é apresentado pela Toyota



Depois de lançar o Yaris 2012 em versão concebida para o mercado dos Estados Unidos, a Toyota revelou o modelo desenhado especialmente para atender às necessidades dos europeus. Com design mais dinâmico e equipamentos adicionais, o compacto conta também com o sistema “Touch and Go”, que amplia a conectividade multimídia do veículo.

O modelo será disponibilizado em quatro versões na Europa, sendo elas T2, TR, SR e T Spirit. Segundo a Toyota, o TR deve responder por dois terços das vendas. Disponível em três opções de motorização (1.0 litro VVT-i, 1.3 litros Dual VVT-i e 1.4 litro D-4D), o TR também oferece três gamas de transmissão (cinco marchas manual, seis velocidades manual e a Multidrive S CVT). 

Externamente, o Yaris conta com rodas de 15 polegadas e está disponível nas versões três e cinco portas. Por dentro, melhorias tecnológicas dão ao consumidor uma experiência de dirigibilidade e conectividade, como o novo controle de estabilidade, Bluetooth e câmera de estacionamento.