quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fiat vai lançar crossover compacto para substituir Bravo na Europa



A Fiat decidiu que não vai mais lançar um hatchback médio para substituir o Bravo e concorrer com o VW Golf, o carro mais vendido na categoria na Europa, com um total de 501.671 unidades comercializadas em 2010. 

De acordo com Sergio Marchionne, CEO do grupo Fiat, o modelo que vai substituir o Bravo no Velho Continente será um crossover compacto com teto alto, inspirado no Nissan Qashqai. 

A idéia da Fiat é apresentar o novo modelo no próximo Salão de Detroit, em janeiro de 2012 e, segundo o site Auto News, as vendas começam em 2013.

A categoria dos compactos é a segunda maior na Europa, com vendas totais de 3,16 milhões no ano passado. O Bravo atual e o Qashqai foram lançados em 2007, quando as vendas dos dois ficaram bem próximas. Porém, de acordo com a JATO Dynamics, em 2010 o modelo da Nissan vendeu cinco vezes mais que seu concorrente da Fiat.

O Bravo europeu vai sair de cena em 2013, quando a montadora vai colocar no mercado um compacto uma perua. Quando foi lançado, o objetivo da Fiat era vender 120 mil unidades por ano do modelo. No ano passado, foram 44.850 veículos comercializados.

Mitsubishi Pajero Dakar chega à linha 2012



O Mitsubishi Pajero Dakar, agora produzido na planta de Catalão, em Goiás, chega à linha 2012, substitui o Pajero Sport na linha de produção e agora conta com novos itens de série, que deixam o utilitário-esportivo com padrão HPE (High Performance Equipment), sigla que foi incorporada ao modelo.

De novidade, o modelo ganhou novas rodas de liga-leve com desenho esportivo, interior Premium Black, com bancos revestidos em couro e tecido na cor preta, e sete cores inéditas para o exterior: Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Técno e Preto Ônix.

De fábrica, o Pajero Dakar vem com sistema multimídia com GPS, CD, DVD, MP3 e viva-voz com Bluetooth, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, controles de som e de piloto automático no volante, sistema de tração Super Select 4WD, freios a disco nas quatro rodas com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), terceira fileira com bancos embutíveis no assoalho, o que dá mais espaço ao porta-malas, e ar-condicionado independente para os passageiros da terceira fileira.

Sob o capô, o motor 3.2 de 16V e quatro cilindros é a diesel, alimentado por injeção direta de combustível, turbocompressor e intercooler, que gera 165 cv de potência e 38,1 mkgf de torque a 2.000 rpm. O câmbio é automático sequencial de quatro velocidades. 

A linha 2012 do Pajero Dakar chega às concessionárias a partir de abril e tem preço sugerido de R$ 147.990. Em junho, a linha ganha dois novos modelos.