sábado, 6 de agosto de 2011

Novo Kia Picanto


Primeiro veio as chinesas Chery e Jac Motors, tendo a segunda conseguido o feito de abaixar o preço do C3 e do Ford Fiesta, a primeira batalha foi vencida, e agora chega mais um guerreiro pra entrar nessa guerra de asiáticos vs. nacionais. é o novo Kia Picanto, que está trazendo todas as armas, inclusive motor flex, pra lutar contra os principais nacionais, que serão comparados nessa matéria.


Quem já é nosso leitor a muito tempo, sabe a nossa opinião em relação aos carros importados mais baratos, especialmente chineses. Quem está lendo pela primeira vez pode ver as duas matérias sobre esses carros aqui (Chery e Jac J3).


O novo Picanto é realmente um trunfo a favor da Kia, que conseguiu, pela primeira vez, projetar o carro que o brasileiro gosta: compacto, completo, ter um preço justo e o que mais pesa, ser flex.


Seu preço inicial será de R$34.900, segundo o anúncio da Kia nesta 6ª feira, 5 de agosto, podendo chegar a 10 mil reais mais caro, contendo airbags laterais e de cortina, faróis e lanterna de LED e câmbio automático. Se motor será 1.0 flex, com potência não divulgada. A versão de entrada já vem com airbag duplo, travamento elétrico das portas à distância, rodas de liga leve, rádio CD Player com MP3 e entrada USB, direção elétrica, imobilizador eletrônico e mais uma infinidade de coisas.


Comparando com o Ford Fiesta e com o Fiat Uno, os principais compactos do mercado nacional, temos uma surpresa. Levando um Uno 1.0 4 portas com ar-condicionado, vidros e travas elétricas e direção hidráulica, você paga R$ 35, 990. E com o Fiesta é ainda pior, com os mesmos opicionais, o carro vai para R$ 36.770. Ou seja, pagamos mais caro por um menos completo, não levando em consideração o acabamento de baixíssima qualidade dos nacionais.


Quanto mais os carros importados vão entrando no Brasil, mais os nacionais vão abaixando os preços, porque a carga tributaria é sim muito alta, que a propósito diminuiu a uns dias, mas o lucro que essas montadoras querem também é muito alto, e elas que se cuidem, porque o Hyundai HB e o Toyota Auris estão pra sair do forno.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

GM supera Toyota e vira maior do mundo



A General Motors superou a Toyota no primeiro semestre deste ano e se tornou a maior montadora de automóveis do mundo. Segundo informações da agência de notícias Bloomberg, as vendas da GM tiveram alta de 8,9% entre janeiro e junho de 2011, chegando a 4,53 milhões de veículos comercializados.

Os norte-americanos, assim, superaram os 4,13 milhões de veículos vendidos pela agora vice-líder Volkswagen AG e as 3,71 milhões de unidades comercializadas pelo grupo Toyota, que inclui as marcas Toyota, Lexus, Daihatsu Motor Co. e Hino Motors Ltd.

A Toyota teve uma queda de 23% em sua produção no primeiro semestre, principalmente por conta dos problemas com fornecedores e peças de reposição causados pelo terremoto que devastou o Japão em março. A empresa espera retomar o ritmo normal de produção por volta de setembro, um mês antes do prazo previsto inicialmente, de acordo com a própria marca.

Pelos lados da GM, o resultado foi fruto das boas vendas no segundo trimestre nos EUA, que atingiram a marca de 669.065 unidades, segundo o instituto de pesquisa Autodata Corp. Por lá, o Cruze foi o modelo mais vendido e a Silverado se manteve firme no segundo lugar entre as picapes, atrás apenas da linha F-Series, da Ford.

Honda convoca 2,2 milhões de veículos para recall



A Honda convocou, nesta sexta-feira, 2,26 milhões de veículos para recall no mundo todo. Os modelos que enfrentam problemas, segundo a montadora, são o sedã Accord e o crossover CR-V.

De acordo com a Honda, o problema seria ocasionado por uma "utilização equivocada da alavanca seletora de marchas pelo condutor", fato que poderá forçar um dos rolamentos da transmissão, provocando sua quebra.

No Brasil, o modelo que precisa se submeter ao recall é o 390 Accord LX, ano/modelo 2005. Os números de chassis estão entre 3HGCM56305G00001 e 3HGCM56305G500390 e o reparo já tem início no próximo dia 10. 

Nos Estados Unidos, um dos principais mercados da marca japonesa, 1,5 milhão de carros devem ter o software da transmissão automática atualizado.

Os Accord inseridos na lista (inclusive no Brasil) são os equipados com motor 2.4 de quatro cilindros, fabricados entre 2005 e 2010. Os CR-V são de 2007 a 2010. O SUV Element também deve ser revisado, já que a marca convocou as unidades fabricadas entre 2005 e 2008.

A China também anuciou o recall dos Accord produzidos entre 2004 e 2009, além de 151.489 unidades do Odyssey produzidas no mesmo período. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800-775-5346. 

EUA: airbag faz Chrysler convocar recall



A Chrysler convocou 300 mil proprietários de minivans das marcas Dodge e Chrysler na América do Norte pelo risco de disparo repentino do airbag.

Segundo informações da agência de notícias Bloomberg, a montadora declarou que os veículos envolvidos neste chamado são os mesmos que já passaram por outro recall, que substituiu o anel isolante dos sistemas de aquecimento e refrigeração para impedir eventuais vazamentos de fluídos.

De acordo com o site do órgão que regulamenta a segurança viária nos Estados Unidos (NHTSA), o recall atinge os modelos Chrysler Town and Country e Voyager e Dodge Caravan, todas ano/modelo 2008. A empresa afirma que o defeito anterior pode ter causado um vazamento de fluídos nos controles do airbag, induzindo, assim, o disparo das bolsas infláveis sem necessidade.
A Chrysler afirma que desconhece qualquer registro de acidente causado pela falha no sistema de disparo do airbag.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Governo reduz IPI para montadoras



O governo federal anunciou, através de nota publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, que irá reduzir a alíquota do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – para as fabricantes de veículos instaladas no Brasil até julho de 2016. O efeito da medida, no entanto, não deve ser imediato para o consumidor final.

O valor da alíquota ainda não foi definido e deve ser anunciado nos próximos dias através de decreto. Além disso, para ter direito à redução na alíquota, além da produção local, as montadoras deverão atender a uma série de requisitos que ainda serão estabelecidos. As exigências provavelmente serão relacionadas a investimento em território nacional e introdução de inovação tecnológica.

“Não há redução imediata de IPI para a indústria automobilística. A Medida Provisória 540 autoriza o incentivo tributário para produção e não para o consumidor e será com base em critérios ainda não definidos que estão sendo discutidos entre o governo e o setor. O percentual das alíquotas e as contrapartidas ainda serão definidos.”, diz o texto.

As marcas que apenas importam veículos não serão beneficiadas. "O objetivo é melhorar a competição da empresa nacional em relação aos importados", disse Fernando Mombelli, coordenador geral de Tributação da Receita Federal, em entrevista à Agência Estado.
Poderão ser desonerados de IPI: tratores, ônibus e micro-ônibus, automóveis de passeio, caminhões, comerciais leves e cavalos mecânicos.

Citroën registra melhor resultado acumulado de sua história


Nos sete primeiros meses de 2011, a Citroen registrou o melhor resultado acumulado de sua história, com 53.582 veículos emplacados, um crescimento de 24,25% em um mercado de automóveis (VP) e comerciais leves (VU), que evoluiu 7,80% no período. 

No mês de julho, a marca somou 7.026 unidades, um crescimento de 2,12% sobre julho de 2010. Na gama C3, a Citroën já acumula 23.004 unidades do compacto premium desde janeiro, 9,39% a mais do que nos sete primeiros meses de 2010, mantendo sua posição de produto mais vendido da marca. 

O monovolume C3 Picasso, no segmento B Premium Break (1.291 unidades no ano), e o SUV Compacto Aircross (10.338), já acumularam este ano 11.629 unidades. A linha C4, formada pelos modelos Hatch e Pallas, somou nos sete meses 10.534 unidades, com 6.283 e 4.251 unidades registradas, respectivamente.

Na família de minivans, a Citroën já registra em 2011 um total de 6.448 unidades, sendo 3.132 do Xsara Picasso, 2.787 do C4 Picasso e 529 do Grand C4 Picasso. Já a gama de veículos top C5, em suas duas versões (Sedan e Tourer), obteve no acumulado do ano 322 unidades registradas. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ford anuncia quatro projetos globais para Frankfurt



A Ford confirmou nesta quarta-feira que prepara uma apresentação bombástica para o Salão de Frankfurt, que acontece no próximo mês.

Segundo a marca, na ocasião serão revelados quatro projetos globais, além de “um novo conceito de design e detalhes do próximo Ford Focus”.

O estande da marca, inclusive, será o maior do evento, com 3 mil m². Haverá, ainda, uma pista de testes de 2,7 mil m² no estacionamento para a realização do “Drive Experience”. 

Apesar do alarde, a montadora divulgou apenas uma imagem frontal do novo conceito, que, ao que tudo indica, será de visual bastante agressivo.

Site captura as primeiras imagens do novo Porsche 911



Apesar de sua apresentação oficial estar marcada para o Salão de Frankfurt, o novo Porsche 911 já foi descoberto e flagrado sem camuflagens. Nas imagens, obtidas pelo site da revista inglesa “Autocar”, é possível notar as diversas reestilizações pelas quais o esportivo passou.

Denominado de 991, o modelo apresenta para-choques remodelados, com linhas mais suaves, além de novas entradas de ar e lanternas, desenhadas para conferir mais eficiência aerodinâmica ao modelo. O detalhe dos farois de LED remete ao conceito 918 Spyder. 

As principais mudanças, no entanto, podem ser notadas na traseira. As lanternas ganharam novo aspecto, mais moderno, ao passo que a asa traseira móvel foi redesenhada, visando a aumentar a eficiência aerodinâmica e o downforce. 

Remodelado também no tamanho, o 911 agora está mais estreito e mais longo. O layout do motor segue traseiro, melhorando a distribuição do peso do veículo, cujo chassi é feito, em grande parte, de alumínio. 

O modelo S da foto será equipado com uma nova versão de motor, 0 3.8 l, que desenvolve 400 cavalos de potência. O câmbio, manual, de sete velocidades, equipa o novo 911, que também conta com o sistema de câmbio PDK, tradicional da marca alemã.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Citroën lança Aircross automático



A Citroen usou o Facebook para anunciar o lançamento do Aircross com câmbio automático de quatro velocidades. A transmissão não é bem uma novidade na linha, já que é a mesma usada em outros carros da marca, como o C3 Picasso – o Aircross sem trajes aventureiros.


Além da caixa automática, o Aircross pode ser equipado com outros itens tecnológicos, como o sistema de navegação por satélite (GPS), rádio Pioneer com entrada auxiliar e leitura de arquivos em MP3, computador de bordo e tela de sete polegadas.

Segundo o configurador do site oficial da Citroën, o Aircross GLX 1.6 BVA tem preço sugerido de 60.350 reais. Já o Aircross GLX Exclusive 1.6 BVA pode ser comprado por 66.400 reais.

BMW diz que existe 'forte probabilidade' de ter fábrica no Brasil



O presidente da BMW, Norbert Reithofer, revelou nesta terça-feira, 2 de agosto, que há uma “forte probabilidade” de a empresa construir sua primeira fábrica de automóveis de passeio no Brasil.

Segundo informações da agência de notícias AFP, a decisão será tomada ainda neste ano. “Cada vez mais olhamos para os BRIC”, declarou Reithofer, em referência ao grupo econômico de nações emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

Os boatos de que a BMW pode erguer uma fábrica no país cresceram após a própria montadora ter admitido a vontade de fabricar automóveis na América do Sul. No entanto, tudo indica que o Brasil deve ser realmente o país escolhido pelos alemães.

Em evento realizado na semana passada, o presidente da BMW do Brasil, Jörg Henning Dornbusch, afirmou que a empresa ainda está estudando a possibilidade de ter uma fábrica por aqui. Segundo o executivo, a decisão deve ser anunciada até o início de novembro.

Fiat lança 500C by Gucci



A Fiat anunciou nesta terça-feira, 2 de agosto, o lançamento do 500C by Gucci, versão sem capota do 500 concebido em parceria com a renomada grife italiana Gucci.

O modelo será oferecido em duas combinações de cores: branco com apliques em prata e preto com apliques cromados. A capota de tecido é preta com a característica faixa verde e vermelha que adorna os produtos Gucci.

Além destes detalhes, o 500C by Gucci é facilmente identificado pelas rodas de 17 polegadas e pelos logotipos alusivos à versão nas calotas centrais, colunas “B” das portas, acima dos para-lamas e na tampa do porta-malas. Por dentro, o acabamento é de primeira qualidade, com direito a bancos revestidos em couro do tipo Frau e detalhes criados exclusivamente para esta série especial.

A lista de equipamentos de série inclui sete airbags (frontais, laterais, janela e de proteção ao joelho do condutor), ar-condicionado digital, Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e volante multifuncional revestido em couro.

O 500C by Gucci poderá ser encomendado a partir de agosto por 20 mil euros. Segundo a Fiat, o carro será vendido em vários países, mas é pouco provável que o modelo seja oferecido por aqui de forma oficial.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Site registra teste de motor V8 no Continental GTC



O site da revista inglesa “Autocar” flagrou o momento do teste do novo motor V8 4.0 Turbo no Bentley Continental GTC, que entrará no mercado a partir do próximo ano. 

O que se sabe a respeito do modelo é que ele terá duas versões de V8: a primeira será apenas turbo, produzindo 415 cavalos de potência. Já a segunda será twin-turbo, entregando 555 cv.

Espera-se, também, que o novo esportivo inove em características, rompendo com a tradicional família Continental. Um exemplo disso pode ser um câmbio S-tronic de sete marchas, com transmissão dupla, o mesmo utilizado pela Audi. 

As duas marcas (Bentley e Audi), inclusive, dividirão o sistema de transmissão. No caso da marca alemã, equipando o Audi S6 e RS6. Os modelos, excetuando o GTC V8, que ficará para 2012, devem ser apresentados oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro.

Mercedes-Benz SL65 AMG sai de linha



Sem alarde, a Mercedes-Benz interrompeu a produção do SL65 AMG. O superesportivo equipado com motor 6.0 V12 produzia 612 cv e torque máximo de 102 mkgf. Sua despedida ocorre pouco depois da marca ter descontinuado o SL600, como forma de preparar terreno para a chegada da nova geração da Classe SL.

Ainda não se sabe se a montadora pretende parar de produzir o motor V12, mas a tendência é que o propulsor realmente seja descontinuado, principalmente por conta da preocupação com o consumo de combustível e a rigidez das normas de emissões de poluentes.

BMW deve mudar nomenclatura dos modelos



O sistema de nomenclatura dos modelos da BMW deve passar por uma extensa reformulação nos próximos anos.

O lançamento de novos modelos de entrada e a chegada de veículos com tração dianteira teria motivado a alteração. Segundo o diretor de vendas e marketing da empresa, Ian Robertson, “haverá uma evolução no batismo dos carros de todas as marcas do grupo”.

Embora a declaração soe um tanto quanto vaga, o próprio Robertson deu a pista. “Existem vários números que ainda podem ser explorados no futuro”, afirmou. Se levarmos em consideração as palavras do executivo, MINI e Rolls-Royce também devem ser incluídas neste processo.

Há quem diga que as marcas podem trocar os nomes próprios por combinações alfanuméricas, como ocorre hoje com a BMW.