sexta-feira, 8 de abril de 2011

EUA vai incentivar uso do etanol



O governo de Barack Obama afirmou nesta sexta-feira, 8 de abril, que vai conceder incentivos aos postos de combustível dos Estados Unidos para instalarem mais bombas com etanol de alta qualidade (também conhecido como E85).

A medida faz parte do planejamento de Obama para incentivar o uso de combustíveis renováveis na frota norte-americana. O Secretário da Agricultura, Tom Vilsack, afirmou que a intenção é instalar 10 mil novas bombas por todo o país nos próximos cinco anos.

“As novas bombas de combustível darão aos americanos a chance de adquirir combustíveis renováveis produzidos no próprio país”, declarou Vilsack em um comunicado divulgado pelo governo. O etanol que será fornecido nas bombas tem 85% do combustível etílico e será usado em veículos que podem rodar com misturas maiores de etanol.

Os incentivos financeiros serão concedidos pelo Programa de Energia Rural da América. Em janeiro, a Agência de Proteção ao Meio-Ambiente aprovou um aumento na quantidade de etanol tolerada pelos carros a gasolina, que passou a ser de 15% nos carros novos e 10% nas picapes e veículos comerciais.

A decisão foi bem recebida tanto pela indústria quanto pelos fazendeiros que cultivam milho, a matéria-prima usada na fabricação do etanol norte-americano. A maioria da gasolina comercializada nos postos dos EUA conta com 10% de etanol. Hoje, apenas 2.350 postos oferecem o combustível que mistura 85% de etanol e 15% de gasolina.

BMW lança novo X3 no Brasil



A segunda geração do X3 já está à venda nas concessionárias BMW de todo o Brasil. O utilitário esportivo é oferecido nas versões xDrive28i, por 212.550 reais, e xDrive35i, cujo preço sugerido é de 273.050 reais.

O X3 é maior, mais largo e mais alto que seu antecessor. O design também foi renovado, com inspiração nos modelos mais novos da marca. Os vincos espalhados por toda a carroceria continuam lá, mas os traços foram suavizados.

O motor que equipa o X1 é um 3.0 com seis cilindros em linha. Na versão xDrive28i, o conjunto gera 258 cv, enquanto que no X1 xDrive35i, a potência sobe para 306 cv. Nos dois casos, a transmissão que equipa o utilitário esportivo é automática de oito velocidades.

O pacote de itens de série é o mesmo nas duas versões. O X1 conta com direção eletrohidráulica, volante multifuncional, sistema de navegação por satélite (GPS) integrado ao painel, sensores de chuva e crepuscular e sistema start-stop (que desliga o motor automaticamente quando não está em uso), entre outros.

GM lança Corvette Centennial Edition



A General Motors deu início às comemorações do centenário da Chevrolet em grande estilo, com o lançamento do Corvette Centennial Edition. A edição especial terá um pacote de acessórios exclusivos, que poderão equipar todas as versões do esportivo.

A exclusividade do Centennial Edition se sobressai em vários detalhes, como a carroceria tingida em uma tonalidade especial de preto e as rodas de alumínio de baixo peso, que têm pintura negra e pinças de freio vermelhas. A marca criou um logotipo especialmente para marcar o lançamento do bólido. A figura de Louis Chevrolet, fundador da marca, aparece nas colunas “B”, no centro das rodas e no volante. Até o tradicional símbolo do Corvette foi substituído por um logotipo “100” estilizado.

O interior também se destaca pela predominância da cor preta. O acabamento do painel é de couro preto, com direito a costuras vermelhas no volante, manopla do câmbio, alavanca do freio de estacionamento e nos bancos (que são revestidos de camurça).

O preço do Corvette Centennial Edition ainda não foi anunciado. A GM vai leiloar a centésima unidade produzida no leilão Barrett-Jackson, voltado para colecionadores, no dia 9 de abril. O valor arrecadado será revertido para a Fundação Austin Hatcher, que cuida de crianças portadoras de câncer.

Opel lança Meriva Design Edition



A Opel lançou na Europa uma edição especial da Meriva com apelo mais jovem. A Meriva Design Edition será oferecida em cinco cores e com acessórios exclusivos, como o teto pintado de preto e as rodas de 18 polegadas.

A minivan conta com faróis adaptativos (que monitoram o ângulo de esterçamento e a velocidade das rodas dianteiras  para regular o foco dos faróis de modo a iluminar o caminho com mais eficiência), ar-condicionado, piloto automático, volante revestido em couro e o sistema FlexRail, que rebate os bancos facilmente e facilita a acomodação de cargas no porta-malas.

A Meriva Design Edition será vendida apenas no Velho Continente por 19.570 euros.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fiat 500 elétrico pode gerar prejuízo de US$ 10 mil por carro



A Fiat deve amargar um prejuízo de mais de 10 mil dólares a cada unidade vendida do futuro Fiat 500 elétrico. A informação foi revelada pelo CEO da Chrysler e da Fiat, Sergio Marchionne, em entrevista à agência Automotive News.

Apesar disso, Marchionne afirmou que o lançamento do compacto movido a eletricidade nos Estados Unidos está confirmado para 2012. A chegada do modelo amenizaria um pouco a pressão que as montadoras sofrem por parte das autoridades, que exigem a produção de automóveis mais econômicos e menos poluentes.
“A economia dos carros elétricos praticamente não existe. No caso do 500, que será vendido pela Chrysler nos EUA a partir do ano que vem, vamos ter um prejuízo de aproximadamente 10 mil dólares (por veículo), embora o preço de venda final seja três vezes maior que o de um carro movido a combustão”, declarou Marchionne.

O executivo afirmou ainda que a Fiat perderá uma quantidade similar de dinheiro por veículo caso venda o 500 elétrico na Europa, o que deve acontecer em 2013. As unidades que serão comercializadas na América do Norte serão fabricadas pela Chrysler na planta de Toluca, no México. Atualmente, a Fiat possui 25% das ações da Chrysler.

O protótipo do 500 elétrico, batizado de BEV (sigla para Battery Electric Vehicle ou Veículo Elétrico a Baterias, em português), foi apresentado no Salão de Detroit de 2010.  Marchionne afirmou que o modelo custaria a partir de 32 mil dólares, sendo que as baterias seriam responsáveis por metade do valor total do carro.

No entanto, com base nas recentes declarações de Marchionne, não será surpresa se o 500 elétrico custar mais de 45 mil dólares, valor praticamente três vezes maior que os 15.500 dólares pedidos pelo 500 a gasolina.

França deve proibir carros antigos em oito cidades



Autoridades afirmam que veículos emitem muitos poluentes

O governo francês anunciou na última quarta-feira, 6 de março, um projeto experimental que visa proibir a circulação de carros, motos e caminhões antigos, que emitem maior quantidade de poluentes, nas áreas centrais de oito cidades do país.

Segundo informações da agência de notícias BBC, cerca de 10 milhões de veículos devem ser atingidos pelo projeto, que entrará em vigor a partir de 2012 em cidades como Paris, Nice, Lyon, Grenoble e Bordeaux. A frota francesa é composta por 41 milhões de automóveis, motos e caminhões.

O plano prevê a proibição da circulação dos veículos de acordo com o ano de fabricação e a emissão de partículas finas esperada para cada categoria. No caso dos carros e caminhonetes, os veículos fabricados antes de setembro de 1997 devem ser os mais afetados. De acordo com o jornal Le Parisien, eles correspondem a um quarto da frota de veículos do país.

As motocicletas fabricadas antes de junho de 2004 – que totalizariam 1,6 milhão – e os ônibus e caminhões fabricados antes de outubro de 2001 (respondem por quase metade da frota) também não poderão circular nas áreas estipuladas no projeto.

A prefeitura de cada cidade será responsável por determinar as áreas geográficas que vão delimitar a proibição, chamadas de Zonas de Ações Prioritárias para o Ar (Zapa). As categorias de veículos que serão proibidos de circular também serão estipuladas pelas autoridades locais. Os infratores seriam punidos com multas, embora os critérios de fiscalização também sejam de responsabilidade das prefeituras.

Segundo a ministra do Meio Ambiente e dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet, a nova lei tem como intenção garantir a saúde dos cidadãos.

“A poluição provocada pelas partículas finas causa anualmente 42 mil mortes na França e diminui em oito meses nossa esperança de vida, sem contar as crises de asma, alergias e doenças respiratórias. Nosso objetivo é generalizar essas Zonas de Ações Prioritárias para o Ar em toda a França. Sabemos que não será possível excluir todos os veículos de uma só vez do centro urbano. As prefeituras poderão agir progressivamente, proibindo a circulação de caminhonetes de entregas ou de caminhões muito poluidores", afirmou.

Kosciusko-Morizet declarou também que o “futuro nas grandes cidades será para os carros pequenos e os veículos elétricos”.

Por outro lado, o diretor-geral do Automóvel Clube de Paris, Jean-Philippe Monnatte, condenou a proposta.
"É uma medida que visa excluir dos centros das cidades as pessoas de baixa renda, que não têm condições de comprar um carro novo", afirma.

O projeto-piloto não precisará ser submetido à aprovação do Parlamento francês e deve ser adotado em princípio por três anos.

Mercedes revela detalhes do Concept A



A Mercedes-Benz revelou as primeiras fotos e detalhes do Concept A. A nova geração do Classe A, que ganhou carroceria hatchback, fará sua estréia oficial no Salão de Xangai, no dia 21 de abril.

Com design de “dinamismo concentrado”, termo usado pela própria marca, o protótipo ostenta um longo capô, silhueta de cupê e janelas finas. As linhas do carro remetem a esportividade e tiveram como inspirações o vento e a engenharia aeronáutica.

Na dianteira, a grade é composta por pontos metálicos em hastes pretas, tema que se repete no design das rodas. Os faróis são de LED e criam um efeito que imita um céu estrelado. As luzes diurnas são compostas por fibras ópticas dispostas em formas de asa.

Nas laterais, três vincos se destacam: um na borda inferior contornando as janelas, outro na porta dianteira e o terceiro na parte inferior, que se estende da porta dianteira até o paralama traseiro.


O modelo de tração dianteira é alimentado por um novo motor transversal a gasolina de quatro cilindros, com injeção direta de combustível e turbocompressor, que oferece alto desempenho e baixo consumo, além de ter emissões reduzidas. O propulsor BlueEFFICIENCY de 2-litros gera 210 cv de potência e é combinado com uma nova transmissão automática de dupla embreagem.

De tecnologia, o conceito conta com sistema de alerta de colisão, combinado com o Brake Assist, painel de instrumentos futurista em forma de asas de avião, saídas de ar semelhantes a um motor de jato, console central projetado como um painel de vôo, além de aplicações, serviços e comandos integrados a um smartphone. A apresentação visual dos elementos da tela é feita de forma tridimensional.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Audi deve produzir cupê Quattro



O conceito Quattro, apresentado pela Audi na última edição do Salão de Paris, deve receber sinal verde para ser produzido em série.

Segundo informações do site da revista Autocar, a marca fabricou um único protótipo, baseado no S5, especialmente para os membros do conselho da marca testarem – e, por consequência, aprovarem – o futuro esportivo.

Fontes ligadas à Audi asseguram que o lançamento do Quattro está previsto para 2013. O carro será marcado pelo baixo peso, principalmente por conta de materiais extremamente leves, como alumínio e plásticos reforçados com fibra de carbono.

O Quattro foi concebido para prestar uma homenagem aos 30 anos do modelo Quattro original, que fez história nas pistas de rali e ajudou a popularizar o nome da Audi pelo mundo.

Subaru revela teaser do novo Impreza



A Subaru revelou a primeira imagem do novo Impreza, que será apresentado no Salão de Nova Iorque. Oferecido nas versões hatch e sedã, o modelo mostra uma evolução significativa em termos de design, com linhas elegantes e esportivas.

Segundo a montadora, o carro terá “um interior espaçoso e melhorias no nível de conforto e refinamento a bordo”. De acordo com o site World Car Fans, a nova geração do Impreza deve ser equipada com novos motores, incluindo um propulsor 2.0 boxer, que entrega 148 cv. O consumo de combustível também deve atingir níveis satisfatórios, fazendo do Impreza um dos mais econômicos de sua categoria.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Fiat prepara sedãs baseados em carros da Dodge



A Fiat pretende lançar dois sedãs baseados em modelos da Dodge na China e na Rússia, dois dos mercados mais rentáveis do mundo para as fabricantes de automóveis.

Um dos modelos que a marca de Turim está preparando é um sedã médio, que seria baseado no novo Dodge Caliber, cujo lançamento na América do Norte está marcado para janeiro. O carro começaria a ser produzido na China no segundo semestre de 2012 e ainda não há data de produção programada para a Rússia.

O outro carro é um sedã médio-grande, que chegaria aos mercados russo e chinês no fim de 2013. A novidade teria como inspiração o novo Dodge Avenger, que estreia nos Estados Unidos no mesmo ano.

Os dois sedãs usarão uma nova plataforma compacta batizada pela Fiat de Compact Wide, mas alongada em 40 milímetros. Hoje, ela já é usada em alguns modelos do Grupo Fiat, como o Alfa Romeo Giulietta
O CEO da Fiat e da Chrysler, Sergio Marchionne, afirmou que os sedãs são os primeiros grandes exemplos do potencial global que a aliança firmada entre as empresas pode alcançar. Marchionne ressaltou que a plataforma Compact Wide será a primeira “genuinamente global”, já que também será usada no futuro compacto da Jeep e em utilitários esportivos de porte médio.

Há a possibilidade de o sedã médio-grande baseado no Avenger seja vendido na Europa com a logomarca da Lancia, a exemplo do que acontecerá com os Chrysler 200, 300 e Grand Voyager.

VW tenta aumentar número de revendas nos EUA



A Volkswagens AG pretende aumentar o número de revendas nos Estados Unidos e, para tanto, convidou mais de doze proprietários de concessionárias (inclusive de outras marcas) para viajarem até a Alemanha e conhecerem os lançamentos mais recentes da montadora alemã.

O diretor de vendas da VW, Christian Klingler, apresentou pessoalmente as principais novidades da empresa e disse que a marca vai precisar de mais parceiros para cumprir suas metas para o mercado norte-americano.
O Grupo VW tem o objetivo de vender 800 mil veículos nos EUA, incluindo modelos da Audi, Bentley e Lamborghini, até 2018. No ano passado, foram comercializados 360.179 automóveis.

Para tentar elevar este número, a montadora aposta na inauguração da nova fábrica de Chattanooga, no Tennessee, que será responsável pela fabricação do novo Passat, concebido exclusivamente para os norte-americanos. A marca espera vender 150 mil unidades do novo sedã neste ano.

EUA: Mercedes desbanca Lexus em março



A Mercedes-Benz superou a Lexus nas vendas de automóveis premium em março. Com o resultado, a marca japonesa completou três meses consecutivos longe da liderança entre as montadoras de luxo, após ter sido líder de mercado por 11 anos.

As vendas da Mercedes tiveram uma alta de 9,4% em relação a março de 2010, atingindo 21.484 unidades. A alta procura pelos modelos das Classes C e E contribuiu de forma decisiva nos bons resultados obtidos pelos alemães.
Enquanto isso, a Lexus teve um aumento de 2,3% nas vendas de março, chegando a 20.682 unidades 
comercializadas. Já as vendas da BMW subiram 12%, atingindo 20.295 veículos vendidos. No primeiro trimestre, a Mercedes vendeu 53.346 veículos, contra 52.617 da BMW e 47.356 unidades comercializadas pela Lexus.

Para tornar a situação da Lexus ainda pior, como quase todos os seus modelos – com exceção do utilitário esportivo RX – são importados do Japão, a tendência é que a marca de luxo tenha dificuldades no abastecimento de suas revendas, resultando em dificuldades para tentar permanecer no topo do segmento. Por enquanto, algumas concessionárias já começaram a sofrer com a falta de peças nos estoques.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ford convoca usuários na Internet para dirigir carros



A Ford do Brasil vai selecionar na Internet quatro pessoas que vão participar da ação Ford Connect, que pretende criar uma relação mais próxima com a marca.

Segundo a empresa, os selecionados vão “conhecer a fábrica de Camaçari, explorar o Campo de Provas em Tatuí, visitar o Centro de Serviços e dirigir cinco carros da linha”.

Os modelos disponibilizados para test-drive serão o Focus, o New Fiesta, o EcoSport, o Fusion Hybrid e o Edge. A ação será acompanhada por 18 pessoas que tem envolvimento direto com a Internet, por meio de sites, blogs e redes sociais.