sexta-feira, 8 de abril de 2011

EUA vai incentivar uso do etanol



O governo de Barack Obama afirmou nesta sexta-feira, 8 de abril, que vai conceder incentivos aos postos de combustível dos Estados Unidos para instalarem mais bombas com etanol de alta qualidade (também conhecido como E85).

A medida faz parte do planejamento de Obama para incentivar o uso de combustíveis renováveis na frota norte-americana. O Secretário da Agricultura, Tom Vilsack, afirmou que a intenção é instalar 10 mil novas bombas por todo o país nos próximos cinco anos.

“As novas bombas de combustível darão aos americanos a chance de adquirir combustíveis renováveis produzidos no próprio país”, declarou Vilsack em um comunicado divulgado pelo governo. O etanol que será fornecido nas bombas tem 85% do combustível etílico e será usado em veículos que podem rodar com misturas maiores de etanol.

Os incentivos financeiros serão concedidos pelo Programa de Energia Rural da América. Em janeiro, a Agência de Proteção ao Meio-Ambiente aprovou um aumento na quantidade de etanol tolerada pelos carros a gasolina, que passou a ser de 15% nos carros novos e 10% nas picapes e veículos comerciais.

A decisão foi bem recebida tanto pela indústria quanto pelos fazendeiros que cultivam milho, a matéria-prima usada na fabricação do etanol norte-americano. A maioria da gasolina comercializada nos postos dos EUA conta com 10% de etanol. Hoje, apenas 2.350 postos oferecem o combustível que mistura 85% de etanol e 15% de gasolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário