quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fiat 500 elétrico pode gerar prejuízo de US$ 10 mil por carro



A Fiat deve amargar um prejuízo de mais de 10 mil dólares a cada unidade vendida do futuro Fiat 500 elétrico. A informação foi revelada pelo CEO da Chrysler e da Fiat, Sergio Marchionne, em entrevista à agência Automotive News.

Apesar disso, Marchionne afirmou que o lançamento do compacto movido a eletricidade nos Estados Unidos está confirmado para 2012. A chegada do modelo amenizaria um pouco a pressão que as montadoras sofrem por parte das autoridades, que exigem a produção de automóveis mais econômicos e menos poluentes.
“A economia dos carros elétricos praticamente não existe. No caso do 500, que será vendido pela Chrysler nos EUA a partir do ano que vem, vamos ter um prejuízo de aproximadamente 10 mil dólares (por veículo), embora o preço de venda final seja três vezes maior que o de um carro movido a combustão”, declarou Marchionne.

O executivo afirmou ainda que a Fiat perderá uma quantidade similar de dinheiro por veículo caso venda o 500 elétrico na Europa, o que deve acontecer em 2013. As unidades que serão comercializadas na América do Norte serão fabricadas pela Chrysler na planta de Toluca, no México. Atualmente, a Fiat possui 25% das ações da Chrysler.

O protótipo do 500 elétrico, batizado de BEV (sigla para Battery Electric Vehicle ou Veículo Elétrico a Baterias, em português), foi apresentado no Salão de Detroit de 2010.  Marchionne afirmou que o modelo custaria a partir de 32 mil dólares, sendo que as baterias seriam responsáveis por metade do valor total do carro.

No entanto, com base nas recentes declarações de Marchionne, não será surpresa se o 500 elétrico custar mais de 45 mil dólares, valor praticamente três vezes maior que os 15.500 dólares pedidos pelo 500 a gasolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário