sábado, 12 de março de 2011

GM mostra possível sucessora da S10



A veterana S10 ainda é líder de mercado no Brasil, mas está prestes a sair de cena. Quem chega para assumir seu lugar é a nova picape global da Chevrolet, que no exterior se chamará Colorado. O primeiro esboço revelado pela montadora mostra que a novidade seguirá a identidade visual presente nos lançamentos mais recentes da marca, como o Malibu e o Cruze.

O teaser mostra que a vistosa grade frontal vai dominar a dianteira da picape, que destaca a gravatinha dourada, símbolo máximo da Chevrolet. Os faróis terão formato semelhante aos da Captiva e os espelhos retrovisores terão luzes de seta embutidas (provavelmente nas versões mais luxuosas).

O porte da nova picape deve seguir as dimensões de suas principais rivais, como Toyota Hylux, Mitsubishi L200 Triton e a nova Ford Ranger, que foi apresentada no Salão de Genebra e também desembarca no mercado brasileiro em breve.
A nova Colorado será revelada oficialmente no 32º Salão Internacional de Bancoc, que abre suas portas para o público no dia 25 de março.

Fiat começa produção do 500 no México



A Fiat iniciou a produção do compacto 500 na planta de Toluca, no México. O anúncio oficial contou com a presença do CEO de Fiat e Chrysler, Sergio Marchionne, e do presidente mexicano, Felipe Calderón.

A fábrica deve produzir 120 mil veículos por ano, que serão exportados para diversos mercados, como Estados Unidos, Canadá, China (a partir do terceiro trimestre de 2011) e Brasil. A notícia, por sinal, é de grande interesse para os brasileiros, já que, por conta do acordo comercial que prevê isenção da taxa cobrada sobre produtos importados do México, o modelo pode ser vendido aqui por preços menores.

Há boatos, inclusive, de que a Fiat planeja lançar uma versão mais básica do 500, com menos itens de série e preço abaixo dos 50 mil reais.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Lamborghini terá versão comemorativa do Gallardo




Em comemoração pelos 150 anos da unificação italiana, a Lamborghini anunciou uma versão especial do Gallardo, a Tricolore. 

A edição em nada lembra a apresentada no início do ano, chamada Bicolore. A versão terá carroceria na cor branca com duas listras, uma vermelha e uma verde, lembrando a bandeira da Itália. As duas listras percorrem toda a carroceria do lado do motorista.

O modelo da edição limitada será apresentado de forma oficial na próxima semana, quando a Lamborghini vai revelar detalhes de preços, motor, transmissão e unidades produzidas. 

O Gallardo tem propulsor 5.2 V10 e é oferecido com no máximo 570 cv de potência. A transmissão pode ser manual ou automatizada. 

Nissan inicia produção do March no México




A Nissan deu início à fabricação do March na planta mexicana de Aguascalientes. O modelo será o primeiro veículo popular da marca japonesa no mercado brasileiro e fez sua primeira aparição pública na última edição do Salão do Automóvel, realizada em São Paulo (SP) no fim de 2010.

O March é o primeiro automóvel da Nissan a usar a nova plataforma V, desenvolvida em conjunto com a parceira Renault. O plano para fabricar o hatchback no México prevê um investimento total de 1,05 milhão de dólares até 2013, além da criação de 1.700 novos empregos diretos.

Segundo a Nissan, a capacidade produtiva máxima será de 320 mil veículos por ano, resultando na impressionante média de um automóvel fabricado por minuto. A montadora diz que 20% do volume total atenderá a demanda do mercado local, sendo que os 80% restantes serão destinados para vários países latino-americanos, como Colômbia, Chile e Brasil.

Hoje, a planta de Aguascalientes já produz outros modelos da Nissan, como a linha Tiida (hatch e sedã) e o Sentra. O México será o quarto país do mundo a fabricar o March (ao lado de Índia, China e Tailândia), que é conhecido como Micra em alguns mercados.


O March deve começar a ser importado para o Brasil no segundo semestre de 2011. O veículo provavelmente terá duas opções de motorização (1.0 e 1.6), ambas com tecnologia flex.

JAC J3 hatch chega por R$ 37.900


A chinesa JAC confirmou os preços dos primeiros modelos que serão comercializados no Brasil a partir do dia 18 de março, quando a marca vai abrir de uma só vez 46 concessionárias espalhadas pelo país.

O hatch compacto J3 será oferecido por R$ 37.900. O modelo vem de série com ar-condicionado, airbag duplo, direção hidráulica, trio elétrico e sensor de ré. 

Já o sedã, chamado de J3 Turin, vem de fábrica com os mesmos equipamentos e terá preço de R$ 39.900. Ambos os modelos contam com motor a gasolina 1.4 16V, com comando de válvulas variável, que gera 108 cv de potência. 
 
A JAC pretende, ainda em 2011, lançar no país o sedã médio J5, com motor 1.5 de 125 cv, e o monovolume J6, com capacidade para sete passageiros e propulsor 2.0 de 136 cv.

O grupo SHC, do empresário Sergio Habib, que detém a importação oficial das marcas Jaguar e Aston Martin, é o responsável por trazer a montadora chinesa ao país.