sexta-feira, 10 de junho de 2011

Metalúrgicos encerram greve em fábrica da VW



Os funcionários da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná, decidiram encerrar nesta sexta-feira, 10 de junho, uma das greves mais longas da história da empresa em todo o mundo.

Os empregados devem voltar ao trabalho após 37 dias de paralisação após aceitarem receber uma participação nos lucros e resultados de 11.500 reais. Os funcionários reivindicavam o valor de 12 mil reais, mas acabaram cedendo após várias negociações. Segundo informações da agência de notícias Reuters, inicialmente, a VW havia oferecido 4.600 reais, que seriam pagos em uma primeira parcela, sendo que o valor da segunda parcela seria negociado com base em metas de produção.

O acordo aprovado nesta sexta-feira também inclui termos da discussão salarial que seria feita no segundo semestre. Assim, os funcionários aceitaram reajuste salarial que repõe o INPC e inclui aumento real de 2,5%, mais abono de 4.200 reais.

As atividades na planta de São José dos Pinhais devem ser normalizadas a partir da próxima segunda-feira. De acordo com Jamil D’Ávila, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, os metalúrgicos aceitaram desconto de dois dias no salário por mês até junho de 2012 como forma de compensar o prejuízo causado pela greve, que fez a VW perder 28 dias de produção.

Atualmente, a fábrica paranaense produz os modelos Fox, CrossFox e Golf. Durante os dias de paralisação, estima-se que a montadora deixou de produzir cerca de 22 mil veículos, totalizando um prejuízo de 1,1 bilhão de reais. Por conta da greve, algumas concessionárias da rede autorizada da Volkswagen já sofriam com a falta dos veículos em estoque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário