sexta-feira, 10 de junho de 2011

Toyota prevê queda de 31% nos lucros



A Toyota Motor Corp. revelou que projeta uma queda significativa em seus lucros no ano fiscal corrente, por conta dos efeitos do terremoto que atingiu o Japão em março e a valorização do iene.

O lucro líquido da empresa deve despencar para 280 bilhões de ienes – ou 3,5 bilhões de dólares – até o fim do ano que se encerra em março de 2012. Apenas para comparação, no ano fiscal anterior, a Toyota registrou lucros de 408 bilhões de ienes.

As constantes paralisações em suas fábricas por conta do forte terremoto de março devem custar caro para a Toyota, que pode ser superada por General Motors e Volkswagen nas vendas globais em 2011. A estimativa dos japoneses é que as vendas globais caiam para 7,24 milhões de veículos, ante 7,31 milhões de veículos no último ano fiscal.

“A Toyota vai se esforçar ao máximo para se recuperar dos atrasos na entrega de seus produtos”, declarou o diretor financeiro da montadora, Satoshi Ozawa.

Os efeitos do problema com alguns fornecedores por conta do foram sentidos até no Brasil. Por conta da falta de algumas peças, a Toyota teve de paralisar suas atividades na fábrica de Indaiatuba (SP) em algumas ocasiões. A planta argentina de Zárate também deixou de trabalhar por conta da falta de componentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário