terça-feira, 7 de junho de 2011

Nissan faz evento itinerante com March e Leaf



O elétrico Leaf e o compacto March foram duas das principais atrações da Nissan no último Salão do Automóvel, realizado no fim de 2010. Quase sete meses após a feira, o público poderá ter o gosto de experimentar as novidades da marca japonesa no Nissan Inova Show, evento itinerante que permitirá ao consumidor conhecer mais sobre a montadora que fabrica carros há dez anos no Brasil.
Na última segunda-feira, QUATRO RODAS teve a oportunidade de realizar um curto test-drive nos modelos. O primeiro carro que experimentamos foi o March, anunciado como “primeiro carro popular japonês do Brasil”. O compacto chega ao mercado nacional em outubro e será vendido com duas opções de motorização (1.0 e 1.6), ambas flex, importado diretamente do México.


A versão disponível para test-drive tinha o propulsor de 1,6 litro. Com ele, o March se mostrou bastante ágil, formando um casamento feliz com a direção leve, que ajuda bastante nas manobras.
O interior é simples, mas bem acabado e com encaixes precisos, como em todos os Nissan. É verdade que o March presente no evento não é a versão final que estará nas concessionárias, mas a montadora garante que o padrão de qualidade será o mesmo. Por ser pequeno (3,78 metros de comprimento, 2,45 metros de distância entre-eixos e 1,66 metro de largura), o calcanhar-de-aquiles do veículo é justamente o espaço interno, suficiente para apenas quatro pessoas.


A lista de equipamentos será bastante generosa, principalmente nas versões mais caras. Airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica e trio elétrico devem figurar entre os itens de série. O preço ainda não foi definido pela Nissan, mas é prudente esperar uma faixa de valor parecida com a praticada pela concorrência. Ou seja, algo entre 26 mil e 35 mil reais.


A outra coqueluche do evento é o Leaf. O primeiro automóvel elétrico fabricado em série pela Nissan veio ao Brasil para ser o carro oficial do C40, encontro realizado entre os prefeitos das 40 maiores cidades do planeta, mas resolveu ficar para conhecer o Brasil no Inova Show.

Equipado com um motor elétrico de 80 kW, o carro chega aos 144 km/h e tem autonomia de 160 quilômetros. A recarga das baterias de íon-lítio pode ser feita em qualquer tomada, sendo que o processo leva de oito a 20 horas, dependendo da voltagem da tomada. Nos pontos de recarga expressa, o tempo é menor: 80% das baterias podem ser recarregadas em apenas 30 minutos.


Dirigir o Leaf é uma sensação curiosa. A ausência de barulho do motor causa estranheza, mas logo o motorista se acostuma com o “som do silêncio”. Com o tempo, a convivência com o veículo vai se tornando divertida, principalmente pela pronta resposta ao mínimo toque no acelerador. O Leaf pode não ser tão bonito nem esportivo, mas cativa nos detalhes. Assim como a maioria dos carros da Nissan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário