terça-feira, 26 de abril de 2011

EUA: crash-test aprova Volt e Leaf



O Chevrolet Volt e o Nissan Leaf tiveram resultados satisfatórios no primeiro teste de impacto de carros elétricos promovido pelo instituto que regulamenta a segurança viária nos Estados Unidos (IIHS).

Ambos os modelos conquistaram boas notas nos testes de colisão frontal, lateral, traseira e capotamento. Equipados com controle de estabilidade (ESP), os veículos atingiram a nota máxima possível na proteção aos ocupantes do automóvel. Com isso, os elétricos elevaram o número de modelos mais seguros testados pelo IIHS para 80, que possui ainda sete carros híbridos.

“A forma como um carro elétrico ou híbrido conquista as notas máximas é a mesma de qualquer veículo movido a combustão. Sua estrutura precisa suportar os danos causados pela batida de forma que o habitáculo permaneça intacto e os cintos de segurança e airbags atuem de forma a impedirem que os passageiros se choquem contra superfícies rígidas, tanto dentro quanto fora do carro”, declarou o diretor administrativo da IIHS, Joe Nolan.

O Volt e o Leaf foram os primeiros automóveis de passeio elétricos testados pelo instituto. Em 2010, o IIHS já havia testado dois veículos de baixa velocidade licenciados para rodar apenas em ruas e avenidas, o GEM e2 e o Wheego Whip. Na época, o resultado foi desanimador, já que os dummies (bonecos de testes que simulam o ser humano) registraram ferimentos fatais após os testes de impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário