quarta-feira, 22 de junho de 2011

Daimler pede atenção com inflação chinesa



O CEO da Daimler, Dieter Zetsche, afirmou que é preciso ser cauteloso com os riscos envolvendo os mercados emergentes, como a China.

“Nem tudo são flores”, afirmou o executivo, durante uma entrevista coletiva concedida em Nova Iorque na última terça-feira, 21 de junho.

Os países emergentes respondem por quase 75% do crescimento das vendas registrado nos últimos dois anos. No entanto, as grandes empresas (como a Daimler) já manifestam preocupação com a inflação na China – atualmente a segunda maior economia do mundo –, temendo um “efeito dominó” na economia dos outros países ao redor do globo.

Segundo a agência de notícias Reuters, Zetsche afirmou que os eventos ocorridos nos últimos meses – como o terremoto no Japão e a lenta recuperação dos Estados Unidos – mostram que o crescimento da economia global está cada vez mais ameaçado.

No mercado chinês, a inflação chegou a 5,5% em maio, número recorde nos últimos 34 meses. Apesar de chegar a um patamar preocupante, o índice tende a cair após julho, segundo analistas do mercado financeiro. As empresas do segmento de luxo – e de outros segmentos também – torcem para que as previsões estejam corretas.

Hoje, a China é o maior mercado de automóveis do planeta, o que atrai cada vez mais investimentos. Por lá, a Daimler, que controla as marcas Mercedes-Benz, smart e Maybach, teve um incremento de 82% em suas vendas nos três primeiros meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano anterior.

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